Apesar da crise, Bahia é o segundo estado que mais investiu no primeiro semestre
17 de agosto de 2017A Bahia se manteve no primeiro semestre deste ano na segunda posição entre os estados brasileiros que mais fez investimentos, atrás apenas de São Paulo. De acordo com o governo estadual, o Estado investiu R$ 1,03 bilhão nos primeiros seis meses de 2017, em obras e ações estruturantes. Segundo o governador Rui Costa, o resultado veio do equilíbrio nas despesas da máquina pública. “Estamos […] buscando ampliar a arrecadação com ações eficientes e investir cada vez mais em obras que tragam qualidade de vida para a população e ampliem a oferta de empregos.
Estamos, com isso, gerando um ambiente propício ao investimento privado”, afirmou. Para o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, a capacidade de investimento do estado estimula a economia baiana no atual cenário de crise econômica. “A manutenção do ritmo de investimentos contribui para o enfrentamento da crise ao promover a geração de emprego e renda na capital e no interior”, disse.
Conforme o governo estadual, o endividamento da Bahia também diminui neste primeiro semestre, em relação a dezembro do ano passado. A relação entre Dívida Consolidada Líquida (DCL) e Receita Corrente Líquida (RCL) saiu de 0,56 no fim de 2016 para 0,51 nos primeiros meses de 2017.
A receita proveniente da arrecadação tributária também fechou o semestre com alta de 5,98%, pouco acima da inflação do período.
Informações do BN
Por:. Radar Guanambi