Carinhanha: Populares revoltados com a atual Gestão Picham prédios públicos com frases criticando a festa de carnaval e o prefeito da cidade

Carinhanha: Populares revoltados com a atual Gestão Picham prédios públicos com frases criticando a festa de carnaval e o prefeito da cidade

22 de janeiro de 2018 0 Por Mário Filho

Na semana passada aconteceu um fato inusitado em Carinhanha, cidade que fica a 135 Km de Guanambi. Pessoas desconhecidas picharam ao menos três prédios públicos na região central do município, inclusive o prédio da prefeitura também foi alvo dos pichadores.

O muro do estádio futebol da cidade estava pichado com o seguinte dizer: “Quando o povo se unir, Piau vai cair”, a frase chamou a atenção de quem passava pela Rua 02 de Julho que fica ha 200 metros da Prefeitura.

Em outro local público tinha o dizer “Festa não mata fome!”. Até a praça do relógio palco de festas da cidade foi pichada.

A ação dos pichadores expressa total protestos contra a gestão do Prefeito Geraldo Pereira Costa “Piau” (PDT). De acordo com informações obtidas pelo Site Radar Guanambi, a Prefeitura de Carinhanha ainda não pagou o 13º salários dos professores e de alguns servidores da cidade nem o terço de férias da categoria.

No último sábado (20) o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, SINSPUC se reuniu com os servidores e anunciaram uma greve geral para o dia 29 de Janeiro.

O Sindicato cobra do Gestor o 13° salário dos servidores da Administração (serviços gerais, vigilantes, profissionais da educação e administrativos) e o pessoal da Saúde, pagamento do 1/3 das férias, correção da matriz salarial dos professores com o novo índice de 6,81% definido pelo governo Federal, e a correção dos salários dos servidores que percebem acima do mínimo, cujo á administração municipal não corrige desde o ano passado já gerando um achatamento salarial de 9,42% nos salários já defasados da categoria.

Sobre a pichação vale salientar que a Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), estabelece pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar (manchar, sujar) edificação ou monumento urbano.

Nenhum grupo ou manifestante assumiu a autoria das pichações e ninguém foi preso pela prática. Até o momento não houve manifestação oficial das autoridades.

Por:. Radar Guanambi