Igaporã: MP quer que prefeitura e Câmara afastem servidores contratados por parentesco
5 de fevereiro de 2018O prefeito de Igaporã José Suly e o presidente da Câmara Gerson Pereira Reis (Nengo), terão de demitir funcionários comissionados. O prazo para as exonerações é de dez dias, contados a partir desta segunda-feira (5), conforme recomendação, do promotor Jailson Trindade Neves, publicada no Diário da Justiça Eletrônico.
Segundo o promotor, as exonerações valem para todos os servidores comissionados que tenham relação de parentesco – em linha reta [filho, neto, por exemplo] ou colateral [tios, primos] – até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários, vereadores, procuradores, chefe de gabinete, ou qualquer outro cargo comissionado.
O mesmo promotor também recomendou que tanto o prefeito como o presidente da Câmara façam um recadastramento de todos os ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada e de contratados temporariamente.
No recadastramento, os servidores devem firmar declaração atestando que não têm parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários, procuradores, chefe de gabinete, qualquer outro cargo.
Em caso de desobediência, José Suly e Gerson Pereira Reis (Nego) podem responder por improbidade administrativa, que é o ato ilegal cometido por agente público.
Informações do BN
Por:. Radar Guanambi