Prefeito de Guanambi participa de encontro com comitiva chinesa e representante de consórcio de empresas
20 de março de 2018O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, acompanhado do vereador Homero Castro, participou de uma reunião com comitiva chinesa, formada por representantes do consórcio que formam a Parceria Público Privada (PPP) de empresas e diretores da Bahia Mineração – BAMIM às instalações do Projeto Pedra de Ferro, onde se vislumbra uma parceria para viabilizar o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com vertentes do desenvolvimento regional. O projeto pretende produzir 18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, o que tornará a Bahia Mineração, a terceira maior produtora de minério de ferro do Brasil.
Na ocasião, o Prefeito Jairo reafirmou o seu apoio às iniciativas que venham promover o processo de geração de emprego, renda e o desenvolvimento sustentável, com respeito às normas ambientais, “estaremos pleiteando, junto às esferas do governo e nossos parlamentares que o trecho da Fiol que corta nosso município e a região seja priorizado no processo de concessão do Governo Federal, viabilizando a parceria com a China”. Também participaram da reunião, o prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim, e de Pindaí, Naná.
Ao longo dos últimos meses, o prefeito de Guanambi vem mantendo diálogo com a comitiva formada por empresários chineses e o presidente da Bahia Mineração, Eduardo Ledsham, que fazem parte do consórcio que irão gerenciar a retomada das obras. Em fevereiro do ano passado, o prefeito já tinha se encontrado com o embaixador da China no Brasil, Sr. Li Jinzhang, a embaixatriz Sra. Huang Minhui, em recepção promovida pela deputada estadual Ivana Bastos, que é a presidente da Comissão da FIOL, na Assembleia Legislativa. Na época, Jairo e Ivana salientaram a importância de Guanambi no contexto da obra, pois a cidade serve de parâmetro para mostrar o potencial de toda região. No encontro do ano passado, estavam presentes também, o presidente no Brasil, do Banco de Desenvolvimento da China, Wu Lei, além de vários membros do corpo diplomático chinês, empresários e representantes de grupos de investimentos.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Guanambi