Prefeito e Secretária de Educação participam das comemorações dos 45 anos da Escola Colônia Agrícola de Ceraíma

Prefeito e Secretária de Educação participam das comemorações dos 45 anos da Escola Colônia Agrícola de Ceraíma

6 de maio de 2018 0 Por Mário Filho

Uma das mais tradicionais escolas do nosso município completou nesta semana, 45 anos de existência. A Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma esteve em festa nos últimos dias, em comemoração a data, e uma vasta programação foi organizada pela comunidade escolar, como a realização dos jogos internos, alvorada festiva, etc. Neste sábado (5), o prefeito municipal Jairo Magalhães, e a Secretária de Educação, Maristela Cavalcante, acompanhados de Paulo Costa, vereador Zaqueu Rodrigues e demais assessores, estiveram presentes na unidade de ensino, onde também participaram das comemorações. Lideranças locais como Cosme Nascimento e o vereador Vanderlei Florêncio, também estiveram presentes. Ao final, se reuniram  com os educadores, onde dialogaram sobre as reivindicações da categoria, onde o prefeito fez a sua exposição e ouviu atentamente os professores.

Para o prefeito, a escola vem cumprindo a sua célebre missão de educar as crianças da localidade ao longo dos anos, sempre tendo na figura de dedicados professores, a marca fundamental do sucesso da missão. “Fico muito feliz em participar deste momento, visto a importância do Colônia Agrícola para a educação, não só do Distrito de Ceraíma, mas também de nossa cidade”, ratificou Maristela.

Biografia do Colônia Agrícola

O Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma foi fundado em 1973, para atender os filhos de colonos do mais recente projeto de irrigação do Departamento Nacional de Combate à Seca – DENOCS, que após reconstrução da Barragem de Ceraíma, em 1970 projetou um vilarejo com moradias para colonos, funcionários e chefes do projeto, além de praça, quadra poliesportiva, armazéns, oficina, laboratórios de análise de solo e água, prédio para escritório e Associações de moradores, ambulatório médico, campo de futebol e um prédio escolar para atender ao antigo primário.

Inicialmente, as professoras eram voluntárias, esposas dos chefes do DENOSC ou dos funcionários que para o projeto haviam se mudado. Posteriormente o governo do estado da Bahia assumiu a escola que passou a oferecer, em parceria com o Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, todo o ensino fundamental e também o curso de agropecuária do ensino médio. Para tanto, o prédio foi ampliado, mais 7 salas de aulas foram construídas.

Em 1994, o Colônia Agrícola se desvinculou do Luiz Viana e passou a oferecer todo o Ensino Fundamental e em 1999, a escola entrou em processo de municipalização, a maioria dos professores foram removidos e novos profissionais foram lotados na unidade, passando também a oferecer educação infantil para crianças de 4 e 6 anos e Educação de Jovens e Adultos no noturno. No ano de 2000 houve a primeira eleição para diretor da escola, onde foram escolhidos pelo voto livre, secreto e direto um diretor e um vice-diretor, ocupando os cargos que há 10 anos não se renovava. Depois de 2006, outras mudanças, como a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos de forma gradativa, que já é oferecido até o 5º ano.

Com informações biográficas:

http://coloniaagricoladeceraima.blogspot.com.br/

 

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Guanambi