Boletim da volta ciclística de Guanambi Maio de 2018 – Número 4 Edição Pré-etapa todos pelo Contrarrelógio!
7 de maio de 2018Brasmáquinas-UniFG em recente contrarrelógio por equipes. Observar o alinhamento dos ciclistas.
Dia 20 de maio a Volta Ciclística de Guanambi ocupará a cidade com sua
segunda etapa.
Como em anos anteriores, a Volta de Guanambi apresenta aos ciclistas o desafio do contrarrelógio por equipes, único no Estado da Bahia. Com o crescimento obtido em 2017, neste ano a novidade está na
participação das equipes femininas. Assim, pela primeira vez as equipes Pró-Bike, K Energy-UniFG e Brasmáquinas-UniFG alinharam suas equipes nas duas categorias.
Boletim da Volta Ciclística de Guanambi. Março de 2018, número 4. Pg.2
O CONTRARRELÓGIO POR EQUIPES
A prova de contrarrelógio por equipes possui regras semelhantes às da prova de contrarrelógio individual. A técnica a ser desenvolvida durante a prova, entretanto, contém o segredo para sucesso ou fracasso de uma equipe.
Na largada podem alinhar até 9 ciclistas da mesma equipe (no Tour da França e no Giro da Itália são 8 ciclistas desde 2017), que devem seguir em fila indiana na busca pelo melhor rendimento.
Estratégias já consolidadas, como o revezamento contínuo e a manutenção da velocidade do paceline são fundamentais para o bom desempenho da equipe. É também de importância vital a atenção ao rendimento do terceiro ciclista, pois ele determinará o tempo obtido pela equipe (nas Grandes Voltas, vale o tempo do quinto ciclista).
A VOLTA CICLÍSTICA E O CONTRARRELÓGIO
Na Volta de Guanambi os ciclistas realizam o contrarrelógio por equipes desde a primeira edição, e enfrentam o contrarrelógio individual desde o ano de 2017. São etapas que exigem muita técnica e levam os ciclistas ao seu limite.
No histórico da Volta de Guanambi é curioso observar que a equipe Naza Bikes, que sempre contou com os ciclistas mais fortes – e que obteve as duas camisas vermelhas da competição, além das camisas verde e azul em 2017 – jamais apresentou bom desempenho no contrarrelógio por equipes. Por outro lado, as equipes Nova Visão-AMA-14Bis e K Energy-UniFG dividem o título de fortes candidatas ao primeiro lugar na etapa.
Nova Visão-AMA-14Bis, campeã em 2016 K Energy-UniFG, campeã em 2017. O Boletim da Volta Ciclística é um informativo elaborado pela ROISFS, instituição organizadora e promotora do evento. Todos os direitos reservados.
ROISFS
Regente: Humberto G Reis
Fotos: George Ferreira Carvalho – GB Fotografia.
Diagramação: ROISFS
Os exemplares são distribuídos gratuitamente em mídias sociais no formato PDF.
SÃO NOSSOS PARCEIROS:
Água de Coco Ice, Arthur Fisio Esportiva, Brasmáquinas, Carmen Steffens, Eleve, Heineken, Leleko,
Restaurante Mediterrâneo, Naza Bikes, Ortobom, Pró-Bike, Stylu’s e UniFG.
Boletim da Volta Ciclística de Guanambi. Março de 2018, número 4. Pg.3
O CONTRARRELÓGIO EM OUTROS EVENTOS LOCAIS PRÓ-BIKE SÉRIES
Os ciclistas da Volta de Guanambi participaram ainda de outros dois contrarrelógios por equipes na cidade. O evento Pró-Bike Séries, realizado em dezembro de 2017 e com formato semelhante à competição internacional Hammer Series, foi desenvolvido em duas etapas.
Na primeira etapa, os ciclistas participaram de um circuito de 6Km com meta a cada volta e pontos somados para a equipe. Na segunda etapa, as equipes largaram conforme os pontos obtidos anteriormente, convertidos em segundos de bônus.
A competição exigiu muita estratégia das equipes e culminou com um contrarrelógio por equipes vencido pela equipe Brasmáquinas-UniFG, que levou também o título da competição.
A admirada equipe Brasmáquinas-UniFG em descontração antes da primeira prova do ano. Neste ano a Pró-Bike Séries manterá seu formato e contará com a nova equipe Pedal de Responsa, que já participou na primeira edição com o nome Babuínos e deixou sua marca.
A equipe Nova Visão-AMA-14Bis aposta na reformulação realizada e nos recentes resultados obtidos, de modo que está confiante para a conquista de mais um título.
Boletim da Volta Ciclística de Guanambi. Março de 2018, número 4. Pg.4
RAIO GUARIBAS
A competição Raio Guaribas teve sua primeira edição neste ano de 2018. Trata -se de uma etapa realizada em colaboração com o evento Passeio Ciclístico, promovido pelo Rotary Club de Guanambi. No Raio Guaribas as equipes podiam alinhar até 5 ciclistas para o contrarrelógio, que tinham de percorrer os 20Km de ida e volta até a Barragem de Ceraíma.
A largada ocorreu nos moldes tradicionais, com as equipes largando na ordem inversa dos tempos obtidos durante os treinos. Ao final da competição, a força dos ci clistas da equipe Nova Visão-AMA-14Bis prevaleceu, com direito a quebra de recorde no percurso. Equipe Nova Visão-AMA-14Bis no pódio do Raio Guaribas.
Boletim da Volta Ciclística de Guanambi. Março de 2018, número 4. Pg.5
A CATEGORIA FEMININA
A participação feminina vem sendo estimulada pela organização desde 2017, em todas as etapas. No primeiro ano, contabilizamos 12 mulheres ao longo das cinco etapas do ano.
Em 2018, o crescimento foi exponencial: haviam 10 mulheres na largada da primeira etapa. A participação motivou a todos, de modo que pela primeira vez contaremos com equipes femininas na etapa de contrarrelógio por equipes. Pela Pró-Bike, a capitã Ana Maria – atual Camisa Rosa da competição – terá a companhia de Bia Silva Norte e Polyanna Santana. Na K Energy-UniFG, Neilde Ribeiro contará com Graciele Costa e Leila Moraes.
A Brasmáquinas-UniFG possui a maior formação: Lúcia Cardoso, Fabiana Lopes, Liene, Grazze Lima e Flávia Rodrigues formam um quinteto que nesta semana deverá ser completado por outras ciclistas ainda sem equipe e que desejam participar d esta etapa de contrarrelógio, com atenção ao limite de 9 ciclistas por equipe. As equipes Pedal de Responsa, Naza Bikes e Nova Visão-AMA-14Bis ainda não apresentaram suas participantes na categoria feminina.
Como em todas as etapas da Volta Ciclística de Guanambi, todos os ciclistas da localidade são encorajados a participar. Para esta etapa, o convite da organização se mantém, de modo que os ciclistas podem compor trios para as categorias masculino, feminina e mista.
Esta última categoria terá validade apenas para ciclistas que não estiveram inscritos em equipes já participantes da Volta de Guanambi, mas que desejam confraternizar com seus amigos participantes.
Graciele Costa, Neilde Ribeiro e Ana Maria, no pódio da primeira etapa.
Boletim da Volta Ciclística de Guanambi. Março de 2018, número 4. Pg.6
A ETAPA, DIA 20 DE MAIO Nosso Contrarrelógio por Equipes ocorrerá no dia 20 de maio, com percurso de 25Km e largada prevista às 7h30min.
O trajeto será o mesmo dos anos anteriores, em que os ciclistas seguem o trajeto até a Comunidade do Suruá, em percurso de ida e volta.
Na largada, a composição das equipes obedecerá aos critérios de tempo. Sendo assim, e tendo em vista as parciais obtidas até o dia de hoje para as mulheres e os tempos da etapa de 2017 para os homens, teremos a seguinte ordem de largada:
FEMININO MASCULINO Brasmáquinas-UniFG 1 Pedal de Responsa Pró-Bike 2 Naza Bikes K Energy-UniFG 3 Brasmáquinas-UniFG 4 Pró-Bike 5 Nova Visão-AMA-14Bis 6 K Energy-UniFG As equipes estarão atentas ao check-in, marcado para às 7h10min.
O horário de largada será cumprido, com diferença de 1min entre as equipes, largando primeiro a categoria feminina, seguido do masculino e das equipes mistas.
Nova Visão-AMA-14Bis na linha de largada do contrarrelógio por equipes.
Boletim da Volta Ciclística de Guanambi. Março de 2018, número 4. Pg.7
RESULTADO A SER OBTIDO NA ETAPA Ao final da etapa, o tempo obtido pelo terceiro ciclista da equipe será contabilizado individualmente para cada ciclista, e também será somado ao tempo geral da equipe.
Como a diferença entre as equipes após a primeira etapa é ampla, a ú nica mudança possível na tabela por equipes ao final da segunda etapa de 2018 seria entre a 4ª (Naza Bikes) e a 5ª colocação (Brasmáquinas-UniFG), que estão separadas apenas por 1’12”. Por outro lado, o histórico desta etapa nos mostra que os tempos das eq uipes costumam ser muito semelhantes, o que não abre margem para surpresas.
CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES APÓS ETAPA 01
01 Nova Visão-AMA-14Bis (Marivaldo-Batatão-Nego) 06h02’15”
02 K Energy-UniFG (Igor-Robertinho-Rodrigão) 06h12’55”
03 Pedal de Responsa (Vall-Léo-Bira) 06h35’32”
04 Naza Bikes (Gaguinho-Elienay-Nemias) 06h37’57”
05 Brasmáquinas-UniFG (Márcio-André-Ugo) 06h39’09”
06 Pró-Bike (Nilton-Gil-Lázaro) 07h22’09”
O tempo do terceiro ciclista será, ainda, atribuído a cada ciclista da mesma equipe e somado ao tempo obtido na primeira etapa da competição. Assim sendo, o terceiro ciclista é responsável direto pelo bom resultado na classificação final de cada ciclista de sua equipe após a segunda etapa.
BRINDES E PRÊMIOS
Para esta etapa estão previstos vários brindes e prêmios aos participantes. E como em todas as demais etapas da Volta Ciclística de Guanambi, será realizada a confraternização entre os ciclistas na linha de chegada, com a entrega dos brindes e prêmios destinados aos vitoriosos, nas categorias masculina e feminina.
Boletim da Volta Ciclística de Guanambi. Março de 2018, número 4. Pg.8
A equipe feminina vencedora da etapa de contrarrelógio receberá um brinde exclusivo da Carmen Steffens para sorteio entre as suas ciclistas e brindes da Stylu’s.
A empresa Eleve oferece à equipe feminina que obtiver a segunda posição dois kits com 3 unidades de Kombucha cada. Para os ciclistas da categoria masculina, os patrocinadores Leleko e Pró-Bike garantem brindes de sobra para premiar os vencedores. Da mesma forma, os ciclistas participantes como convidados e as equipes mistas também são candidatos a brindes, a depender de sua performance no percurso.
As brocadoras Fabiana Lopes, Lúcia Cardoso e Grazze Lima com as medalhas do Raio Guaribas. O prêmio destinado às equipes vencedoras do Contrarrelógio por Equipes da Volta de Guanambi é um oferecimento do Restaurante Mediterrâneo: almoço para um total de dez ciclistas, somando os que completarem em primeiro lugar nas categorias masculina e feminina.
Os ciclistas receberão um voucher que dará direito a um almoço no buffet do conhecido restaurante. As bebidas serão servidas à parte.
Boletim da Volta Ciclística de Guanambi. Março de 2018, número 4. Pg.9
FATOS E FOTOS
Habitual recepção aos ciclistas ao final de cada etapa da Volta de Guanambi.
Preparação para o contrarrelógio por equipes: Treinamento feminino no asfalto.
Boletim da Volta Ciclística de Guanambi. Março de 2018, número 4. Pg.10
PRÓXIMA ETAPA E CALENDÁRIO DA TEMPORADA
Terceira Etapa da Volta Ciclística de Guanambi
Guanambi-Monte Alto-Guanambi, com 83Km de extensão.
Data – 03 de junho. Participação gratuita e aberta a todos os ciclistas da região.
TEMPORADA 2018 25 de março Caetité Gbi-Cté-Morrinhos 60Km 20 de maio Contrarrelógio por Equipes Jd Juliana-Suruá-Jd Juliana 25Km 03 de junho Monte Alto Gbi-Monte Alto-Gbi 83Km 22 de julho Carinhanha Gbi-Carinhanha 115Km 16 de setembro Contrarrelógio Individual Gbi-Poções 24Km 07 de outubro Matina Gbi-Matina-Gbi 72Km.
PARCEIROS E COLABORADORES DESTA ETAPA São nossos parceiros: Água de Coco Ice, Arthur Fisio Esportiva, Brasmáquinas, Carmen Steffens, Eleve Culinária Saudável, Heineken, Leleko, Naza Bikes, Ortobom, Pró-Bike, Stylu’s e UniFG.
Os colaboradores nas mídias: Rádio Alvorada, Rádio Cultura, Rádio 106FM, Rádio Star FM, além dos sites Alô Cidade, Farol da Cidade, Tribuna Popular e Programa Dóris Andrade. Ao fotógrafo George Ferreira Carvalho, agradecimento pela participação e concessão das fotos realizadas.