Caetité: Prefeitura é acusada de agir com ‘descaso’ nas ações culturais da Festa de Sant’Ana 2018
18 de julho de 2018Descontente com o tratamento que a Prefeitura de Caetité (BA) vem dando a área cultural do município, o Conselho Municipal de Cultura protocolou na manhã da última segunda-feira (16/7), uma carta aberta endereçada ao prefeito, artistas e a população em geral. Na carta, os membros do órgão questionam as consequências pela ausência de um (a) secretário (a) de cultura no município. Além disso, a entidade alega que a atual gestão promoveu um verdadeiro ‘desmanche’ dos projetos estruturantes e vem agindo com descaso nas ações culturais locais na festa da padroeira da cidade. “A falta de fomento, incentivo, apoio e estruturação de atividades e metas para a manutenção da cultura popular local, abrangendo também sua inclusão nos festejos durante a tradicional Festa de Nossa Senhora Santana, são apenas alguns exemplos graves, que acontecem no âmbito cultural e artístico em nosso município”, pontuou.
Na tarde desta terça-feira (17/7), a prefeitura divulgou oficialmente nas Redes Sociais, a programação da Festa de Sant’Ana 2018. O evento acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de julho com Titãs e Essencial Hits (24/7) – João Neto e Frederico e Rode Torres (25/7) e Celina Borges (26/7)
Conforme foi apurado pela reportagem, no palco principal, nenhum artista local vai se apresentar, o que segundo o Conselho demonstra total desvalorização aos valores da terra. O Barracão Cultural também sofreu modificações, que foram avaliadas de forma negativa pelo referido Conselho. “As atividades e planejamento do Barracão Cultura, espaço este destinado às ações de várias linguagens artísticas durante a Festa da Padroeira, e que vem sendo tratado de forma inadequada, desvalorizando os artistas envolvidos, caracterizando um retrocesso no fortalecimento da expressão cultural do nosso município”, menciona.
De acordo com informações obtidas pelo Portal Vilson Nunes, esta é a primeira manifestação pública do Conselho Municipal de Cultura de Caetité, desde que foi eleito e formado no final de 2017.
VEJA A CARTA ABERTA:
A reportagem manteve contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, no entanto, até o fechamento da matéria não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação.
Informações do Wesley Santana e Portal Vilson Nunes
Por:. Radar Guanambi