Caetité: prefeito Aldo Gondim fala sobre os projetos e obras para o município e expectativa para o inicio das obras da Unacon
15 de janeiro de 2019Em entrevista concedida ao site Sudoeste Bahia durante o 33° Encontro de Ternos de Reis e 2° Encontro de Violeiros realizados em Caetité, no último domingo (13), o prefeito do município, Aldo Gondim (PSB) falou sobre o planejamento de projetos para Caetité, a expectativa para o início das obras da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), finalização das obras do Programa Minha Casa Minha Vida, e projetos para sanar a falta de água na zona rural.
O prefeito revelou estar com vários projetos para o município, e que pretende em 2019 colocar em prática vários destes para a melhoria da qualidade de vida da população. “Esperamos que em 2019 haja uma melhora para o município, tendo em vista que mergulhamos – o País – em uma crise profunda.
Temos feito o nosso dever de casa, temos cortado despesas, temos feito uma trabalho no sentido de equacionar o equilíbrio fiscal da prefeitura e esperamos que em 2019 possamos materializar muitos dos nossos projetos, dessa forma contribuir para que nossa sociedade seja uma sociedade mais justa, igualitária. Nós temos muito a realizar em Caetité no ano de 2019, e esperamos que nossas ações possam melhorar a vida das pessoas, a vida dos nossos munícipes e sobretudo temos a intenção e movemos todos os esforços para cumprir o nosso projeto de governo, cumprindo todas as promessas que fizemos no nosso período de campanha, apesar das adversidades”. A expectativa de Gondim também é grande para o início das obras e posterior inauguração da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
Embora o início das obras tenha sido adiado devido ao período eleitoral, o prefeito acredita que todo o processo burocrático possa ser revolvido e o recurso necessário para o início seja liberado ainda em fevereiro deste ano. “Considero a Unacon um sonho do povo caetiteense, um sonho que se Deus quiser está próximo de ser realizado, uma obra complexa que envolve o governo municipal, estadual e federal.
Nós assinamos um convênio em meados de 2018 com o governo do estado, em função do período eleitora, teve que retardar um pouco o início das obras, mas semana passada eu estive em Salvador, cuidando para que nós pudéssemos reavaliar o projeto e adaptar ao novo cronograma ao novo período, tendo em vista que o convênio foi assinado para ser executado em 2018. Fizemos um novo processo licitatório e já foi publicado no Diário Oficial.
Em breve teremos a alegria da abertura da ordem de serviço, que espero que o governo faça a abertura do orçamento, esperamos que seja já no próximo mês de fevereiro, assim liberando o início das obras que devem durar cerca de 10 meses para conclusão”. Sobre as obras do conjunto habitacional Minha Casa Mina Vida, o prefeito acredita que a empresa cumpra o prazo estipulado e entregue as residências até junho deste ano. “Esperamos que o cronograma do Programa Minha Casa Minha Vida, que irá contemplar 300 famílias, seja cumprido.
A previsão da empresa é que é que esta obra seja entregue em meados de maio ou junho, mas em visitas nas quais eu estive a obra observei que a obra está com um andamento muito bom, bem adiantada, então acredito que o prazo ado pela empresa será cumprido”. Para a zona rural de Caetité, o prefeito disse ter um cronograma de obras e melhorias, principalmente no que diz respeito a sanar a falta de água. “O município de Caetité tem mais de 52 mil habitantes e quase a metade desta população reside na zona rural. É uma população pela qual temos muito carinho, com um olhar muito atento aos problemas destas comunidades, tendo em vista que existe o problema da falta de água, estradas, existem as sedes dos povoados e distritos, para os quais temos um planejamento, que esperamos executar neste ano, com várias obras, como por exemplo, de sistema de água, para tentar resolver o problema da falta de água, que acredito ser um dos maiores problemas dos moradores da zona rural. Iremos entregar em breve uma adutora que vai comtemplar mais de 100 pessoas”, disse o prefeito.
Informações do Sudoeste Bahia