Deputada Ivana Bastos representará a Bahia em Missão Califórnia Lixo Zero
16 de março de 2019Convidada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a deputada Ivana Bastos representará Bahia na cidade de San Francisco, Califórinia (EUA) em mais uma missão oficial da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE),chamada de Missão Califórnia Zero Waste (Lixo Zero). Na viagem, que acontecerá entre os dias 17 e 23 de março, a parlamentar irá conhecer a política de gestão de resíduos sólidos no estado e trazer contribuições para o gerenciamento do lixo no Brasil.
Durante esses sete dias, serão realizadas visitas técnicas a centros de pesquisa, a departamentos de Meio Ambiente e reciclagem e à empresas que implementaram a política de lixo zero em suas dependências. Ivana também participará de conferências na área de gestão de resíduos sólidos, dentre outras atividades.
“Em mais uma missão da Unale, nossa expectativa é buscar melhorias para o Brasil e para a Bahia, através de exemplos que tem dado certo. A proposta é acompanhar de perto as políticas de descarte do lixo na Califórnia e trazer essas boas práticas para o país. Precisamos fortalecer ações inovadores e sustentáveis que tenham como finalidade a preservação do meio ambiente”, destacou a parlamentar.
Gestão de resíduos
A Califórnia virou referência mundial em matéria de gestão de resíduos. Lá, as políticas de reciclagem começaram ainda nos anos 80. Em 1989, uma legislação impôs a redução da produção de lixo em 50% no prazo de 10 anos. A meta de São Francisco é de ser lixo zero até 2020 e atualmente apenas 18% da produção total de “lixo” é enviada para os aterros sanitários.
Já no Brasil, entre 2016 e 2017 foram gerados 214.868 toneladas diárias de resíduos sólidos.Em vigor desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) continua a passos lentos. A lei dava prazo de quatro anos para municípios fecharem lixões, mas o plano nacional ainda não está em vigor.
Na Bahia, do total de 417 municípios baianos, apenas 92 deles dispõem atualmente de um plano integrado para o manejo do lixo. No ranking do Perfil de Municípios Brasileiros, o estado é o segundo com o menor número de cidades que contam com o plano, fica atrás apenas do Piauí. As cidades de Alagoinhas, Caetité, Castro Alves e Guanambi estão entre as contempladas por algum programa ambiental nesta área.
O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB)é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. A ideia consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos.
Fonte:. Ascom