Deputada Ivana Bastos representará a Bahia em Missão Califórnia Lixo Zero

Deputada Ivana Bastos representará a Bahia em Missão Califórnia Lixo Zero

16 de março de 2019 0 Por Mário Filho

Convidada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a deputada Ivana Bastos representará Bahia na cidade de San Francisco, Califórinia (EUA) em mais uma missão oficial da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE),chamada de Missão Califórnia Zero Waste (Lixo Zero). Na viagem, que acontecerá entre os dias 17 e 23 de março, a parlamentar irá conhecer a política de gestão de resíduos sólidos no estado e trazer contribuições para o gerenciamento do lixo no Brasil.

Durante esses sete dias, serão realizadas visitas técnicas a centros de pesquisa, a departamentos de Meio Ambiente e reciclagem e à empresas que implementaram a política de lixo zero em suas dependências. Ivana também participará de conferências na área de gestão de resíduos sólidos, dentre outras atividades.

“Em mais uma missão da Unale, nossa expectativa é buscar melhorias para o Brasil e para a Bahia, através de exemplos que tem dado certo. A proposta é acompanhar de perto as políticas de descarte do lixo na Califórnia e trazer essas boas práticas para o país. Precisamos fortalecer ações inovadores e sustentáveis que tenham como finalidade a preservação do meio ambiente”, destacou a parlamentar.

Gestão de resíduos

A Califórnia virou referência mundial em matéria de gestão de resíduos. Lá, as políticas de reciclagem começaram ainda nos anos 80. Em 1989, uma legislação impôs a redução da produção de lixo em 50% no prazo de 10 anos. A meta de São Francisco é de ser lixo zero até 2020 e atualmente apenas 18% da produção total de “lixo” é enviada para os aterros sanitários.

Já no Brasil, entre 2016 e 2017 foram gerados 214.868 toneladas diárias de resíduos sólidos.Em vigor desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) continua a passos lentos. A lei dava prazo de quatro anos para municípios fecharem lixões, mas o plano nacional ainda não está em vigor.

Na Bahia, do total de 417 municípios baianos, apenas 92 deles dispõem atualmente de um plano integrado para o manejo do lixo. No ranking do Perfil de Municípios Brasileiros, o estado é o segundo com o menor número de cidades que contam com o plano, fica atrás apenas do Piauí. As cidades de Alagoinhas, Caetité, Castro Alves e Guanambi estão entre as contempladas por algum programa ambiental nesta área.

Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB)é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. A ideia consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos.

Fonte:. Ascom