Luto em Guanambi: Morre Dr. Teco 

Luto em Guanambi: Morre Dr. Teco 

25 de julho de 2021 0 Por Mário Filho

Dr. Teco, foi o segundo dentista de Guanambi que teve mais tempo de atuação na profissão. Atuou na vida política e fundou colégios importantes na história da educação da cidade.

O renomado Etelvino Pereira Donato, Dr. Teco, como era conhecido, faleceu nesta sexta-feira, 23/07/2021, vítima da covid-19, sem comorbidades, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do  Hospital Geral de Guanambi.

Dr. Teco, nasceu em Guanambi, BA, em 10/10/1923, filho de Gasparino Pereira Donato e Ana Flora de Castro Donato. Foi casado com a professora Arlinda Rodrigues Donato, falecida em 10/04/2021, com a qual teve cinco filhos, Fábio, Mirian, Paulo Emílio, Luiz Sérgio e Sérgio Luiz.

Dr. Teco formou-se em odontologia em 1948, na então Escola de Odontologia de Minas Gerais, atual Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Retornou para Guanambi, sendo o segundo dentista com formação acadêmica a exercer a profissão e o mais longevo em atuação profissional.

Paralelamente exerceu atividade como pequeno agropecuarista, onde encontrou prazer na simplicidade, no trabalho cotidiano de tirar leite, carpir e alimentar o rebanho.

Foi vereador por dois mandatos, 1951-1958, e Presidente da Câmara de Vereadores de Guanambi, professor fundador do Colégio São Lucas, atual Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho. No início da década de 1970 abriu o Bairro Paraíso cuja continuidade encontra-se à cargo dos seus descendentes.

Etelvino ao longo do seu caminhar fez jus ao significado do seu nome, “nobre amigo”, foi exemplo de generosidade, simplicidade, responsabilidade, honestidade, justiça, humildade, persistência e serenidade, valores essenciais a uma conduta humana.

Dr. Teco faleceu vítima de Covid-19 aos 97 anos, sem comorbidades, mas deixou um legado importante de exemplo e capital humano para a sociedade regional.

Fonte: Neide Lu – Portal Fala Você Notícias