Rua Otávio Mangabeira passa a ter sentido único em Guanambi
25 de maio de 2022Depois da retirada dos quebra-molas que forçavam os motoristas a reduzir a velocidade, os acidentes na rua Otávio Mangabeira se tornaram mais frequentes, ocorrendo quase que diariamente.
Diante do problema gerado, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) determinou que a via passe a ser de mão única. A informação foi publicada em uma nota pública do órgão, emitida nesta terça-feira (24).
Nesta quarta-feira (25), a sinalização começou a ser trocada e os Agentes de Trânsito iniciaram o trabalho educativo para orientar motoristas sobre a implantação do sentido único, que vai da interseção da Avenida Vanessa Cardoso até a esquina da Rua José Humberto Nunes.
Também foi implantada a mão única na rua Porto Seguro, que da acesso do bairro Bela Vista ao Cemitério Municipal. Com as mudanças, o tráfego no sentido contrário passou a ser proibido.
A Otávio Mangabeira é a principal ligação do Centro da cidade com bairros como Beija-Flor, Ipanema, Morada Nova, Monte Azul e Renascer. A rua costuma ter movimento intenso nos dois sentidos, principalmente no trecho onde foi implantada a mão única.
De acordo com a nota, a mudança se deve pelo aumento do fluxo de veículos, excedendo a capacidade de tráfego, também por reivindicação dos moradores que pedem mais fluidez e segurança na via e por conta dos constates congestionamentos em suas interseções, que segundo a SMTran, são as reais causas de “inúmeros acidentes quase diariamente”.
A nota afirma ainda que a decisão de implementar mão única, no sentido bairros-centro, partiu de conclusão de estudos técnicos feitos pelo setor de engenharia, que também estipulou a troca de toda a sinalização da via para atender ao novo sistema de tráfego.
Sendo assim, a rua Santa Catarina passará a ser a via de tráfego para o sentido oposto (centro-bairros), diminuindo significativamente o número de veículos que passam pela rua paralela. Os motoristas devem ir até a Avenida Vanessa Cardoso, acessar o retorno para voltar para a Otávio Mangabeira, ou seguir para o anel rodoviário da BR-122 para chegar ao acesso aos bairros pela via.
Esta é uma das ruas mais extensas de Guanambi, pegando desde a Praça Manoel Novaes até o bairro Beija-Flor, totalizando aproximadamente 2,5 quilômetros.
Fonte:. Agência Sertão