Matina: Pai denuncia falta de material para inalação de crianças no Hospital municipal Hermenegildo Cardoso
1 de outubro de 2023Na manhã da última sexta – feira (29), um pai denunciou a falta de material para inalação no Hospital municipal Hermenegildo Cardoso e Castro na cidade de Matina. De acordo com relatos do genitor, sua filha estava gripada e sentia falta de ar. Imediatamente o pai levou a filha para o Hospital Hermenegildo Cardoso e Castro na cidade de Matina; após a avaliação médica foi solicitado três sessões de inalação, porém, a enfermeira da unidade de saúde informou ao médico plantonista que o Hospital não tinha o material solicitado para a inalação. “É fim do mundo, faltar remédio para inalação de criança” disse o pai.
Ainda de acordo com o pai, o médico ficou abismado com o relato da enfermeira e perguntou ao genitor se teria condição de comprar o material para a realização da inalação da criança. O pai respondeu que sim e logo providenciou.
Esse não é o único problema enfrentado pela população matinense que expõe o descaso da saúde pública no município.
De acordo com relatos de outros usuários do SUS, a dificuldade de conseguir senhas para serem atendidas é grande, além de outros problemas como ambulâncias em péssimas condições para rodar, falta de médicos em algumas UBSs e de medicamentos. “É apenas um médico só. Não dá conta. Não tem como dá conta de tanta gente”, disse uma moradora à redação do Radar Guanambi.
O site Radar Guanambi tentou contato com a prefeita do município Olga Gentil, porém, não obteve êxito. O espaço está aberto para possível manifestação da gestão.
Fonte:. Radar Guanambi