Secretaria de Saúde de Guanambi presta contas do número de atendimentos da UPA e torna público, dados do Hospital Municipal e cirurgias eletivas

Secretaria de Saúde de Guanambi presta contas do número de atendimentos da UPA e torna público, dados do Hospital Municipal e cirurgias eletivas

4 de junho de 2024 0 Por Mário Filho

Prezando pela transparência, a Secretaria Municipal de Saúde torna público os dados de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento de Guanambi (UPA) e do Hospital Municipal, além das cirurgias eletivas.

UPA

Nos boletins diários desta semana, a UPA de Guanambi vem atendendo uma média de 150 pessoas, além de manter uma média diária de 13 pessoas internadas, na espera da regulação estadual. No pico da crise das arboviroses, foram mais de 300 atendimentos diários, sem contar, os atendimentos de casos leves nas UBS´s dos bairros. Somente nesta segunda-feira (3), foram 175 atendimentos realizados.

Com equipe ampliada nos últimos meses, a unidade passará por ampliação de sua rede física para aumentar o atendimento, cujo projeto está sendo finalizado. Recentemente também, chegaram novos equipamentos para melhor atender os usuários.

Hospital Municipal – cirurgias eletivas

O Hospital Municipal está com todos os seus 21 leitos ocupados, tanto de pacientes que desafogam a internação da UPA, como também de intervenções cirúrgicas. Este é o modelo de funcionamento dos últimos dez anos e que só será alterado com a finalização das obras da sede própria, que está em curso e iniciou na atual gestão.

A aquisição de centro cirúrgico próprio, que está em fase final de implantação, fará com que a cidade dobre a sua capacidade de realização de cirurgias eletivas, que segue (nunca parou), sendo realizadas em hospitais conveniados, com uma média de 150 mensais, desde cirurgias gerais, urológicas, bucomaxilo, ginecológicas, otorrino e ortopédicas.

Após mais de uma década de espera, recentemente iniciou as obras para construção da sede própria do HMG. Estão bem adiantadas também, as obras da Unidade Mista de Saúde de Mutãs (UMS), que também irá ajudar a desafogar a UPA e Hospital Municipal, pois é o maior distrito do município.

Unidades de Saúde dos bairros e distritos

Todas as unidades básicas de atendimento estão com equipes completas e médicos atendendo, para também, dá suporte aos casos leves. Aliás, Guanambi foi uma das primeiras cidades do interior a abrir suas UBS´s, para atendimento dos casos leves de arboviroses, como preconizava o Ministério da Saúde, justamente, para desafogar a UPA. O sistema de Atenção Básica está com todos os seus equipamentos em pleno funcionamento.

Mutirão de exames e cirurgias

Após minucioso levantamento, e com enorme esforço, PMG e Secretaria de Saúde irão realizar nos próximos dias, o maior mutirão de saúde de toda a sua história, para diminuir drasticamente, as filas de exames e cirurgias eletivas.

LACEN

O Laboratório Central, mais que dobrou a sua produtividade, saltando de 114 mil procedimentos em 2021, para 253 mil em 2023.

ASCOM/PMG/SEC.SAÚDE

Foto:

Foto:

Autor: Assessoria de Comunicação