Ex-prefeito de Pindaí “Naná” é acusado de se beneficiar ilegalmente de reservatório de água que seria destinado às famílias necessitadas
27 de junho de 2024O ex-prefeito de Pindaí, Ionaldo Aurélio Prates, o Naná, está sendo denunciado por prática de ato de improbidade administrativa, na forma de dano ao erário, enriquecimento ilícito, ofensa aos Princípios da Administração Pública e ao dever de honestidade, por suspeita de se auto beneficiar ilegalmente de um reservatório de água fornecido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), adquirido por emenda parlamentar de deputados que ele apoia no município.
Conforme consta em representação de iniciativa de vereadores da situação, o representado possui uma propriedade rural situada na fazenda Pedra Redonda, zona rural de Pindaí, que já conta com dois reservatórios de água antigos e, recentemente teria sido agraciado com mais um reservatório de água da Codevasf. “Utilizando de seu capital político, o representado desviou a finalidade das doações de reservatórios aos moradores da zona rural de Pindaí e, descumprindo as condições estabelecidas pela Codevasf, instalou um reservatório de água em seu próprio imóvel, deixando desabastecida outras famílias que cumprem os requisitos para serem donatários das importantes reservas de água doce, tão úteis e imprescindíveis no período de seca”, argumenta os parlamentares na petição.
Para que o cidadão seja beneficiado com a caixa d’agua da Codevasf, deve haver o cumprimento de pré-requisitos estabelecidos, sendo eles:
1- Residir integralmente na Zona Rural, e não apenas aos finais de semana, alternando Zona Urbana e Zona Rural;
2- Residir, de fato, na casa indicada para a instalação da Cisterna;
3- Não possuir cisterna dos Programas anteriores;
4- A residência não pode ter outra fonte hídrica de água potável (sistema de abastecimento de água – estadual ou municipal, ou por Adutora, que esteja operando normalmente);
5- A residência deve apresentar telhado em condições adequadas para coletar a água da chuva (estrutura do telhado em boas condições; telha de barro, metálica ou plástica);
6- Não possuir capacidade de armazenamento já instalada.
Um vídeo foi encaminhado ao PORTAL VILSON NUNES mostra o local que recebeu o suposto benefício irregular. [clique aqui e assista]
A representação foi encaminhada ao Ministério Público do Estado da Baia (MP-BA) para instauração de inquérito civil público, objetivando a apuração de todos os fatos, circunstâncias e responsáveis.
Naná foi gestor do Município de Pindaí entre os anos de 2017 a 2020, e atualmente se apresenta como pré-candidato a Prefeito Municipal para o pleito que se aproxima. No mês de março deste ano, o MP-BA denunciou o ex-prefeito Naná por fraude em licitação, desvio de dinheiro público e associação criminosa.
O OUTRO LADO
Procurado, o acusado negou quaisquer irregularidades. Por telefone, Naná confirmou que a propriedade citada pertence a ele e a irmã, no entanto esclareceu que quem reside no imóvel é um primo que está apto a receber o referido benefício. O político também salientou que estas caixas não foram adquiridas por ele.
Feito por Portal Vilson Nunes