Secretária-Geral da Unale, deputada Ivana Bastos, parabeniza a ALBA pela indicação ao Prêmio Assembleia Cidadã com o projeto “Central de Atendimento ao Cidadão”
18 de novembro de 2024A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi indicada como finalista da 5ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã 2024, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). A ALBA concorre na categoria “Gestão” com o projeto “Central de Atendimento ao Cidadão: Modernização, Transparência e Serviços”, que traz melhorias significativas ao atendimento ao público e eleva a eficiência dos serviços oferecidos aos baianos.
A Central de Atendimento ao Cidadão é uma iniciativa inovadora que busca modernizar e tornar mais acessível o relacionamento entre o parlamento baiano e a população. Utilizando tecnologias avançadas em um ambiente pensado para facilitar o acesso, a Central reforça o compromisso da ALBA com a transparência e a acessibilidade, oferecendo aos cidadãos serviços e informações de forma mais rápida e eficiente.
Inaugurado em agosto de 2023, o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) foi criado sob a autorização do presidente Adolfo Menezes e amparado por um Ato ad referendum da Mesa Diretora da ALBA. Com a supervisão do superintendente de Administração e Finanças, Robson Coutinho, e a coordenação da chefe do NAC, Rainildes Rocha, além de uma equipe técnica composta pelos funcionários Ícaro Caires, Joanita Cerqueira e Nina Clara Dias, a Central atua como uma ponte essencial entre o parlamento e a sociedade. Com o intuito de promover a formação cidadã, o NAC desenvolveu a Carta de Serviços ao Cidadão da ALBA, documento que fortalece a transparência e incentiva a participação pública nos processos da administração.
A secretária-geral da Unale, deputada Ivana Bastos, celebrou a indicação da ALBA e ressaltou a importância do projeto. “Estou muito feliz e orgulhosa pela indicação da ALBA ao Prêmio Assembleia Cidadã. Esse reconhecimento é fruto do trabalho comprometido dos profissionais da ALBA, que têm se dedicado a oferecer um atendimento de excelência e que verdadeiramente atende às necessidades dos baianos. É uma conquista de todos que, com seriedade e compromisso, se dedicam ao serviço público,” declarou a deputada.
Rainildes Rocha, coordenadora do projeto, também comemorou a nomeação ao prêmio e destacou a relevância da modernização dos serviços da ALBA. “Essa conquista reafirma a premissa de que um trabalho realizado com comprometimento, seriedade e transparência resulta no reconhecimento de um bom trabalho. A maior premissa do Nac é atender aos cidadãos baianos com um conjunto de serviços ofertados pelo parlamento com qualidade e eficiência garantindo o acesso e o atendimento de excelência ao cidadão baiano. A nossa expectativa é trazer esse prêmio para a Alba, mas em ser finalista já nos consideramos vitoriosos”, afirmou Rainildes.
O Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela UNALE, reconhece iniciativas que contribuem para o aprimoramento dos legislativos estaduais, dividindo-se nas categorias Gestão, Inovação e Atendimento ao Cidadão. Na seleção dos finalistas, são avaliados o impacto social, a inovação e os resultados concretos das iniciativas.
ALBA conquista 4º lugar no nível Ouro em Transparência Pública no ranking nacional
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) conquistou a 4ª colocação no nível Ouro da certificação nacional do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ficando na 9ª posição geral entre as 22 casas legislativas avaliadas. Em comparação com o ano anterior, quando obteve um índice de 63,73%, a ALBA aumentou seu percentual de transparência para 85,33%, um crescimento de quase 34%. Esse resultado reflete o trabalho intenso de aprimoramento dos processos internos da Casa para garantir um maior acesso às informações públicas.
O desempenho da ALBA também se destaca na região Nordeste, onde ocupa a 2ª posição, atrás apenas da Assembleia Legislativa do Ceará. O índice de 85,33% superou a média nacional de 71,55%, consolidando a ALBA como uma das casas legislativas mais transparentes do país. Essa conquista é fruto do esforço conjunto de diversos setores da Casa, coordenados pelo superintendente de Administração e Finanças e pela equipe da Ouvidoria, e também do trabalho das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, que otimizaram os sistemas e relatórios exigidos pelo PNTP.
Fonte:. Ascom