Secretária-Geral da Unale, deputada Ivana Bastos, parabeniza a ALBA pela indicação ao Prêmio Assembleia Cidadã com o projeto “Central de Atendimento ao Cidadão”

Secretária-Geral da Unale, deputada Ivana Bastos, parabeniza a ALBA pela indicação ao Prêmio Assembleia Cidadã com o projeto “Central de Atendimento ao Cidadão”

18 de novembro de 2024 0 Por Mário Filho

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi indicada como finalista da 5ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã 2024, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). A ALBA concorre na categoria “Gestão” com o projeto “Central de Atendimento ao Cidadão: Modernização, Transparência e Serviços”, que traz melhorias significativas ao atendimento ao público e eleva a eficiência dos serviços oferecidos aos baianos.

A Central de Atendimento ao Cidadão é uma iniciativa inovadora que busca modernizar e tornar mais acessível o relacionamento entre o parlamento baiano e a população. Utilizando tecnologias avançadas em um ambiente pensado para facilitar o acesso, a Central reforça o compromisso da ALBA com a transparência e a acessibilidade, oferecendo aos cidadãos serviços e informações de forma mais rápida e eficiente.

Inaugurado em agosto de 2023, o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) foi criado sob a autorização do presidente Adolfo Menezes e amparado por um Ato ad referendum da Mesa Diretora da ALBA. Com a supervisão do superintendente de Administração e Finanças, Robson Coutinho, e a coordenação da chefe do NAC, Rainildes Rocha, além de uma equipe técnica composta pelos funcionários Ícaro Caires, Joanita Cerqueira e Nina Clara Dias, a Central atua como uma ponte essencial entre o parlamento e a sociedade. Com o intuito de promover a formação cidadã, o NAC desenvolveu a Carta de Serviços ao Cidadão da ALBA, documento que fortalece a transparência e incentiva a participação pública nos processos da administração.

A secretária-geral da Unale, deputada Ivana Bastos, celebrou a indicação da ALBA e ressaltou a importância do projeto. “Estou muito feliz e orgulhosa pela indicação da ALBA ao Prêmio Assembleia Cidadã. Esse reconhecimento é fruto do trabalho comprometido dos profissionais da ALBA, que têm se dedicado a oferecer um atendimento de excelência e que verdadeiramente atende às necessidades dos baianos. É uma conquista de todos que, com seriedade e compromisso, se dedicam ao serviço público,” declarou a deputada.

Rainildes Rocha, coordenadora do projeto, também comemorou a nomeação ao prêmio e destacou a relevância da modernização dos serviços da ALBA. “Essa conquista reafirma a premissa de que um trabalho realizado com comprometimento, seriedade e transparência resulta no reconhecimento de um bom trabalho. A maior premissa do Nac é atender aos cidadãos baianos com um conjunto de serviços ofertados pelo parlamento com qualidade e eficiência garantindo o acesso e o atendimento de excelência ao cidadão baiano. A nossa expectativa é trazer esse prêmio para a Alba, mas em ser finalista já nos consideramos vitoriosos”, afirmou Rainildes. 

O Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela UNALE, reconhece iniciativas que contribuem para o aprimoramento dos legislativos estaduais, dividindo-se nas categorias Gestão, Inovação e Atendimento ao Cidadão. Na seleção dos finalistas, são avaliados o impacto social, a inovação e os resultados concretos das iniciativas. 

ALBA conquista 4º lugar no nível Ouro em Transparência Pública no ranking nacional 

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) conquistou a 4ª colocação no nível Ouro da certificação nacional do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ficando na 9ª posição geral entre as 22 casas legislativas avaliadas. Em comparação com o ano anterior, quando obteve um índice de 63,73%, a ALBA aumentou seu percentual de transparência para 85,33%, um crescimento de quase 34%. Esse resultado reflete o trabalho intenso de aprimoramento dos processos internos da Casa para garantir um maior acesso às informações públicas.

O desempenho da ALBA também se destaca na região Nordeste, onde ocupa a 2ª posição, atrás apenas da Assembleia Legislativa do Ceará. O índice de 85,33% superou a média nacional de 71,55%, consolidando a ALBA como uma das casas legislativas mais transparentes do país. Essa conquista é fruto do esforço conjunto de diversos setores da Casa, coordenados pelo superintendente de Administração e Finanças e pela equipe da Ouvidoria, e também do trabalho das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, que otimizaram os sistemas e relatórios exigidos pelo PNTP.

Fonte:. Ascom