
Ato público em defesa da qualidade da educação infantil é realizado em Guanambi
27 de janeiro de 2025O município de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, realizou na manhã desta segunda-feira (27) um ato público em defesa da qualidade da educação infantil. O evento iniciou às 08h da manhã, em frente à Prefeitura Municipal.

O ato público foi convocado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISPUMUR), educadores, famílias e representantes da sociedade civil para denunciar ações recentes da Secretaria Municipal de Educação, que têm impactado negativamente o trabalho pedagógico nas escolas de educação infantil.
Entre as principais reivindicações, foi abordada a insuficiência de vagas em creches públicas, um problema que afeta diretamente crianças e suas famílias, impedindo o acesso à educação básica desde os primeiros anos de vida. O movimento destaca que a educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e para a promoção de igualdade de oportunidades.
Á Folha do Vale, Leila Lobo, membro da Comissão Baiano de Educação Infantil, disse que o número de vagas ofertadas hoje é insuficiente para atender crianças de 0 a 3 anos. Ela ainda denunciou o descaso por parte da secretária de Educação, Lajucy Rodrigues Donato, que não recebe os pais e os membros da comissão para dialogar.
Antes de encerrar o ato, o prefeito Nal Azevedo (Avante) compareceu ao ato. Azevedo usou o microfone e fez questão de dizer que um secretário que não conversa com a população não fará parte do seu governo. “Não vou trair o povo que me deu o mandato”, disse Nal.
Depois do ato, Nal assinou a autorização de Processo Licitatório para construção de creche para atender o bairro Alto Caiçara e adjacências, com recursos assegurados em conta estimado de R$ 4 milhões e 700 mil. Será construída dentro do projeto padrão FNDE, tipo 1, com 10 salas de aulas e capacidade de atender 188 crianças em período integral, numa área de 2.400 m².
Busca de mais duas creches
O prefeito ainda salientou que irá nos próximos dias, cumprir agenda oficial em Brasília, em busca de recursos para garantir a construção de mais duas creches, uma no Distrito de Ceraíma e outra no bairro Boa Vista.
Vagas ampliadas em creches
Em janeiro de 2023, o ex-prefeito Nilo Coelho inaugurou a Creche de Mutãs, após a obra ficar parada por quase dez anos. A atual gestão ainda colocou as creches que eram em tempo parcial, para atendimento em Tempo Integral.
Fonte:. Folha do Vale
