Parceria visa implantar residência médica no Hospital Regional de Guanambi

Parceria visa implantar residência médica no Hospital Regional de Guanambi

8 de julho de 2019 0 Por Mário Filho

Guanambi se firma cada vez mais como polo regional em todos os segmentos, mas a área de saúde desponta com diversas inovações que atende a população do município e das cidades vizinhas. No último dia 04-07, a diretora do Hospital Regional de Guanambi esteve em Salvador em uma reunião com a equipe da Escola de Saúde Pública Jorge Novis em companhia do Diretor Clínico do Hospital Regional de Guanambi – Juan Castellanos; da Deputada Estadual Ivana Bastos; do Secretário de Saúde de Guanambi – André Moitinho Fagundes; e representantes da Faculdade Integrada Pitágoras, para tratar sobre a implantação do curso de residência médica no Hospital Geral de Guanambi.

 O objetivo inicial é a implantação de residência médica em Clínica Geral e pediatria com previsão de início no primeiro semestre de 2020. A parceria inicial é com a FIP, mas o objetivo, segundo a Diretora Paula Melo, é ampliar para outras instituições transformando o Hospital Regional em um Hospital de Ensino ou Hospital-Escola como é mais conhecido.

“Nós do HRG, estamos muito felizes e esperançosos em trazer tamanho avanço para a nossa região na perspectiva da melhoria da assistência e na contribuição para uma formação médica de qualidade!  Essa benfeitoria trará grandes avanços para toda região no que tange a assistência de qualidade, maior quantitativo de profissionais médicos”, ressaltou a Diretora.

Paula Melo tem experiência na implantação de cursos de residência, quando atuou como Diretora Geral da Atenção Básica em Guanambi, em 2014, foi responsável pela implantação do curso de residência multidisciplinar em saúde da família para enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, educador físico, dentre outras categorias, programa que atualmente é referência para profissionais de diversos municípios que concorrem a vaga para atuar nas Estratégias de Saúde da Família de Guanambi.

“O programa de residência médica no Hospital Regional de Guanambi, vai muito além da formação de profissionais, capacita-os para atuar na região, já conhecendo as peculiaridades do município. Os profissionais, vivenciam desde o início, a realidade da profissão e podem contribuir significativamente para melhorias no atendimento aos pacientes. Entendemos a importância do programa e o município está empenhado para contribuir como for possível, envidando nossos esforços para promover saúde de qualidade aos cidadãos não só de Guanambi, mas dos municípios pactuados que são atendidos pelo Hospital Regional”, reforçou o compromisso da parceria, o Secretário de Saúde André Moitinho.

A implantação da residência médica no Hospital Regional em Guanambi, permite a formação médica aqui na cidade, sem precisar o deslocamento para grandes centros, fato este que favorece toda a região, que por vezes, perde o vínculo desses profissionais que saem para os grandes centros em busca de maior qualificação e permanecem por lá.

Fonte:. Iguanambi

Por:. Radar Guanambi