Por determinação do Governo do Estado pacientes da hemodiálise de Bom Jesus da Lapa deverão ser encaminhados para Barreiras
28 de dezembro de 2019A notícia da mudança de local, de Guanambi para Barreiras, para que pacientes de Bom Jesus da Lapa realizem o procedimento de hemodiálise causou indignação nos usuários do Sistema Único de Saúde e seus familiares, que agora farão um trajeto maior (ida e volta) de pelo menos 400 quilômetros de distância.
Sobre este assunto, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa emitiu uma nota, informando que a determinação é do Governo da Estado para que os pacientes em tratamento de hemodiálise para Bom de Bom Jesus da Lapa deverão ser encaminhados para Barreiras.
O Município informa que até o final do ano de 2019 o tratamento de diálise ocorreu na cidade de Guanambi, devido à proximidade entre os municípios, e não só os pacientes de Bom Jesus da Lapa eram encaminhados para Guanambi, mas também os pacientes de Serra do Ramalho, Sítio do Mato e municípios vizinhos.
De acordo com a informação, haverá a mudança para a cidade de Barreiras para continuação de tratamento, baseada numa resolução estadual. Conforme determinação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB, em ofício nº 406/2019 de 8 de novembro de 2019, informa que consta em documento anexo nº 321/2018 sobre desenho regional da rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas, que deverá ser seguido pelas clínicas de hemodiálise da região de saúde.
A prefeitura explica que essa resolução tem força estadual, que acaba sendo superior a qualquer regulamentação municipal e entrará em vigor no início de 2020. Os atendimentos serão de acordo com regionalização geográfica do estado da Bahia, Guanambi está localizada na região sudoeste do estado e atenderá prioritariamente pacientes daquela região; como pertencente a região oeste do estado os pacientes de Bom Jesus da Lapa serão encaminhados para o município polo da região, Barreiras.
A nota também esclarece sobre quem já está sendo atendido em Guanambi.
Sobre os pacientes que já estão em atendimento
A diálise em Barreiras terá início dia dois de janeiro, com o horário de 12h. Atualmente são 24 pacientes que utilizam da diálise no município; desses, nove irão continuar em Guanambi, pois são pacientes com estado mais delicado de saúde, por isso permanecerão naquela região.
Já os outros 15 pacientes serão deslocados para Barreiras e contarão com toda estrutura fornecida pelo município; micro-ônibus, alimentação e casa de apoio. O transporte tem disposição por três vezes na semana, quando sairá o micro-ônibus nos dias (terça, quinta e sábado) 5h da manhã em direção a Barreiras.
O atendimento será na Nefroeste – Centro de Hemodiálise e Hemoterapia, com endereço. Av. Clériston Andrade, 1203 – Vila Brasil, Barreiras – BA, 47801-255 e o telefone de contato é (77) 3611-3427
A prefeitura disse que os pacientes foram informados com antecedência sobre as mudanças ocorridas e como seriam feitas. Concluindo o comunicado, foi informado que a Clínica de Dialise de Bom Jesus da Lapa ficará pronta em março de 2020, o que facilitará a vida desses pacientes.
Fonte:. BomJesusdaLapaNotícias