Ex-presidente da Câmara, Ibsen Pinheiro morre aos 84 anos
25 de janeiro de 2020O ex-deputado federal Ibsen Pinheiro faleceu nessa sexta-feira (24), aos 84 anos, no Rio Grande do Sul. Ele estava internado em um hospital da capital Porto Alegre e sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Na vida política, Pinheiro foi filiado ao MDB de seu estado, deputado federal por quatro legislaturas, entre 1983 e 2011, ocupando o posto de presidente da Câmara durante o processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. Além disso, Pinheiro também foi integrante da Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela Constituição de 1989.
Segundo informações do G1, em outras áreas, ele também tinha formação como jornalista, advogado e atuou como promotor e procurador de Justiça. No futebol, foi presidente do Internacional.
Políticos lamentaram sua morte nas redes sociais. O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lembrou que Pinheiro comandou a Casa em um momento histórico para a democracia brasileira. “Ibsen foi um exemplo para mim, tive a oportunidade de conviver e aprender muito com ele. Perdemos um homem público diferenciado”, destacou o democrata.
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, também prestou suas condolências. Para ele, Pinheiro foi um dos políticos brasileiros mais brilhantes. “Com uma enorme capacidade de formulação e de compreensão da política. Fará muita falta ao Rio Grande e ao Brasil!”, elogiou.
De acordo com a Folha de S. Paulo, a assessoria do MDB informou que o velório será realizado neste sábado (25), na Assembleia Legislativa da capital gaúcha, das 9h às 16h. Depois, a cerimônia de cremação será restrita aos familiares.
Fonte:. Bahia Notícias