Comitê de Prevenção às Arboviroses se reúne e faz balanço de ações e novas medidas contra o Aedes aegypti em Guanambi

Comitê de Prevenção às Arboviroses se reúne e faz balanço de ações e novas medidas contra o Aedes aegypti em Guanambi

4 de maio de 2021 0 Por Mário Filho

O Comitê Municipal de Prevenção às Arboviroses reuniu-se no final da última semana para tratar do planejamento de ações e serviços em saúde para o enfrentamento de possíveis epidemias de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue, Zika, Chikungunya).

Em pauta foi apresentado pela presidente do conselho, a biomédica Camila Donato, o Plano Municipal De Contingência Para Enfrentamento de Epidemias das Arboviroses 2020-2021, criado em 2020, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde em fevereiro de 2020 e em vigor por dois anos.

As estratégias previstas no plano e abordadas durante reunião consistem em um conjunto de ações envolvendo vários setores e secretarias. O Plano prevê ações específicas a serem implementadas em quatro níveis de resposta: nível zero, nível 1, nível 2, e nível 3. Para cada nível são descritas as ações de rotina e de contingência, assim como os indicadores relacionados, a partir dos possíveis cenários epidêmicos.

🚫 Índice de infestação

De acordo com o cenário atual de Guanambi, o número de casos notificados de arboviroses da Semana Epidemiológica (SE), apresenta-se duas vezes acima do número de casos do mesmo período do ano anterior e um índice de infestação de 5,1%, maior que os 3,9% preconizados pelo Ministério da Saúde. Guanambi é classificada atualmente portanto como nível 2, que significa o período de alerta para o aumento da transmissão de Chikungunya, Dengue e Zika. E justamente para evitar que os números aumentem, o município trabalha na sua rotina com ações de impacto, mantendo vigilância permanente por meio de diversas estratégias, que quando não apresentam resposta efetiva, outras ações para manutenção de baixos níveis de infestação e de casos são adotadas sob recomendações do Plano de Contingência.

🔬 Importância da realização de exames

É de extrema importância que as pessoas com sintomas de alguma arbovirose procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para tratar e também para ser encaminhadas à realização de exames no Lacen Guanambi (Laboratório Municipal de Referência Regional). Pois é a partir desses dados que se torna possível a realização de mais ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, como exemplo a operação do carro fumacê, que percorreu a sede e distritos por uma semana.

👍 Dia D

O Dia D refere-se a uma data dedicada para a campanha de conscientização quanto aos cuidados de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Neste ano, em razão da pandemia, a campanha de prevenção acontece nas redes sociais e rádios, no dia 05 de maio, e alerta à população quanto a água parada. Dentre as orientações, estão:

– Tampar os toneis e caixa d’água;

– Manter as calhas sempre limpas;

– Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Manter lixeiras bem tampadas;

– Deixar ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas

com areia;

– Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

– Cobrir e realizar manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

– Limpar ralos e canaletas externas;

– Deixar lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

– Verificar instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Fonte:. Ascom