Familiares de idoso com câncer no crânio acusa Prefeitura de Caetité de negligência

Familiares de idoso com câncer no crânio acusa Prefeitura de Caetité de negligência

29 de setembro de 2021 0 Por Mário Filho

Um idoso de 68 anos, que reside em Caetité, município localizado na região Sudoeste do Estado e está com câncer no crânio entrou na justiça para solicitar que o paciente tenha o direito de receber complexos cuidados oncológicos no seu tratamento de câncer.

Juscelino Cirilo da Silva está na espera de uma vaga para realizar a cirurgia em um Hospital de referência em neurocirurgia e oncologia. Conforme consta no processo judicial, no mês de maio, o idoso começou a apresentar fortes dores de cabeça, dores no corpo e ter desmaios. Preocupados com o estado de saúde do idoso, a família de. Juscelino solicitou do poder público mais empatia, devido o debilitado estado de saúde em que ele se encontra.

De acordo com informações dos seus familiares, há pouco mais de15 dias, Juscelino deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento do Município de Caetité após apresentar uma crise, que culminou na perda da fala e de todos movimentos do idoso.

Devido o agravamento dos sintomas, o paciente foi atendido pelo médico neurologista Itamar Barros, nos dias 13 e 14 de setembro e, após avaliação, foi identificado uma extensa lesão expansiva esquerda com edema vasogênico, herniação subfalcina e desvio da linha média em 9mm, sugestivo de glioblastoma. Posteriormente, o paciente foi transferido para o Hospital Senhora Santana. Conforme atestam os relatórios médicos, o paciente aguarda o surgimento de vaga para realização de uma complexa cirurgia.

Devido a demora para regulação do paciente, a família requereu na justiça o pedido liminar de tutela de urgência contra o município de Caetité e o Governo da Bahia, buscando a tutela jurisdicional com a urgência no caso do idoso.

A justiça acolheu o pedido da família e determinou que às Autoridades Competentes providenciem a imediata transferência e faça o tratamento adequado de homem. Com base na decisão do juiz da comarca de Caetité, José Eduardo das Neves Brito, caso a medida não seja cumprida pelos órgãos responsáveis será aplicada ao poder executivo uma multa no valor de até R$100.000,00 (cem mil reais).

De acordo com informações do Portal Vilson Nunes, a filha do paciente, Bianca Silva, manteve contato com a reportagem do site informando que a prefeitura vem tratando a situação do idoso com descaso. Segundo Bianca, apesar da decisão favorável da justiça, até o momento a medida não foi cumprida pela Prefeitura, tão pouco, pelo Governo da Bahia.

Fonte:. Portal Vilson Nunes