Lombadas eletrônicas começam a funcionar em Guanambi na fase educativa

Lombadas eletrônicas começam a funcionar em Guanambi na fase educativa

25 de julho de 2022 0 Por Mário Filho

Com o objetivo de fortalecer a prevenção a acidentes de trânsito, a Prefeitura Municipal de Guanambi instalou lombadas eletrônicas em diversos pontos da cidade. As lombadas eletrônicas começaram a funcionar de forma educativa no final de semana, essa ação de orientação levará algumas semanas.

A ação adotada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) é para os ajuste técnico e de forma educativa por várias semanas. Sem emissão de multas na fase educativa, o funcionamento é educativo, ou seja, sem emitir multas, tem a finalidade de orientar condutores para que se atente e se adapte para a localização dos radares e o limite de velocidade de cada trecho.

As lombadas foram instaladas na Avenida Santos Dumont, nas imediações da Receita Federal; Avenida Sandoval Moraes, nas imediações de um posto de combustível; Otávio Mangabeira, perto de uma pousada e na Avenida Castelo Branco, próximo ao Fórum.

Para orientar os motoristas haverá distribuição de panfletos, cards nas redes sociais, além da divulgação na imprensa local e do trabalho educativo permanente realizado por Agentes Municipais de trânsito. Somente após esta ação é que a SMTran iniciará a multar os infratores, através da tecnologia do equipamento.

Nos ajustes técnicos realizado neste semana, alguns internautas relataram imprecisões na velocidade informada no visor do radar, diante disso, a SMTran esclarece que nessa fase de testes estão sendo regulados a altura, o foco e a posição correta para que o equipamento funcione dentro das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo João de Deus Cotrim, diretor da SMTran, a iniciativa busca proporcionar ao condutor um tráfego mais seguro e mostrar para a população que o acompanhamento está sendo feito pelos órgãos competentes.

“Nestas semanas de fase de testes, todos os condutores estarão cientes da localização e da velocidade permitida de cada via, não ficando ninguém sem saber da localização do novo equipamento que visa preservar a vida e se evitar os acidentes nestas vias, que foram selecionadas para implantação das lombadas eletrônicas, justamente pelos altos índices de acidentes e alto fluxo de veículos”,disse João Cotrim.

João disse que é preciso que os condutores tenham consciência de que há a necessidade de trafegar com segurança, o excesso de velocidade e a imprudência tem sido o maior problema, causando graves acidentes com danos não apenas materiais, mas físicos e, muitas vezes, levando a óbito.

Fonte:. Folha do Vale