Vereador de Matina é mais uma vez acusado de estelionato, golpe é de 30 mil reias entre dinheiro e cheques

Vereador de Matina é mais uma vez acusado de estelionato, golpe é de 30 mil reias entre dinheiro e cheques

20 de dezembro de 2023 0 Por Mário Filho

Um morador da cidade de Guanambi procurou a redação do site Radar Guanambi para denunciar o vereador da cidade de Matina, Fábio Cardoso (PP), por estelionato e falsa promessa. De acordo com o denunciante, ele foi vítima de um golpe de 10 mil reais em dinheiro e 20 mil reais em cheques.

O denunciante disse que o vereador relatou que ele foi convidado pela Prefeita da Cidade de Matina para fazer parte da sua base de apoio na Câmara municipal e que em trocar, a gestora lhe prometeu a indicação de um contrato de um veículo com um valor mensal de 2.000 mil reais durante 10 meses e que o denunciante pudesse indicar esse veículo na gestão da prefeita sem a necessidade do carro está presente no município de Matina e que não teria nenhum problema.

Em troca, o vereador Fábio pediu ao denunciante um valor de 10 mil reais espécie. O valor solicitado pelo vereador foi transferido. Ocorre que após a transferência bancária, veio o golpe.

O carro não foi contratado pela gestão municipal e o vereador não devolveu o valor transferido ao denunciante. Após diversas cobranças do denunciante, o vereador fez uma nova proposta a ele.

Na nova proposta, o vereador Fábio teria relatado ao denunciante que a Prefeita teria lhe pedido a indicação de um veículo caçamba para estabelecer um contrato com a gestão da mesma forma citada acima, sem a necessidade da presença do veículo no município, e lhe pediu 20 mil reais sendo 4 folhas de cheques no valor de 5 mil reais cada folha.

A vítima acreditou mais uma vez no vereador, entregou as folhas de cheques ao edil, porém, a Caçamba não foi contratada pela gestão, e o denunciante acabou caindo no segundo golpe do Vereador.

Revoltado com os golpes e por ter sido lesado pelo parlamentar, a vítima procurou a delegacia de polícia de Guanambi e registrou um boletim de ocorrência de número 00212610/2023.

A suposta conduta delituosa do vereador Fábio Cardoso configura crime de estelionato tipificado no artigo 171 Caput do código Penal Brasileiro com pena de 4 a 8 anos de reclusão ou multa.

A vítima também relatou que uma vizinha do vereador perdeu uma casa através de um golpe praticado pelo vereador. “Espero que a Câmara de vereadores de Matina tome uma providência com relação a esse golpista. Ele está manchando o legislativo matinense” disse a vítima.

Esta não é a primeira vez que o vereador Fábio Cardoso é denunciado por estelionato. Em junho deste ano uma revendedora de veículos de Brumado acusou o vereador Fábio Cardoso Alves (PP), da cidade de Matina, de pratica de estelionato contra a empresa.

De acordo com a denúncia do Site Achei Sudoeste, o advogado da revendedora, Irenaldo Muniz da Silva, explicou que o vereador adquiriu um veículo na empresa e, depois de certo tempo, quis se desfazer do mesmo.

“Ele passou uma mensagem para o dono da revendedora perguntando se ele queria comprar o carro. Como o dono já conhecia o carro, mostrou interesse e eles passaram a negociar valores”, relatou.

O proprietário da revendedora adiantou um valor inicial como garantia do negócio, porém, ao consultar a situação do veículo, constatou que o mesmo já havia sido financiado junto ao Banco Safra dois meses antes.

Segundo o advogado, o próprio vereador vendeu o carro para uma senhora em fevereiro deste ano.

“O vereador agiu cometendo o crime de estelionato claramente. Além da caracterização do crime, uma extrema má fé. Espero que a Câmara de Vereadores de Matina tome alguma providência porque isso não é o tipo de político que a gente quer. O Município de Matina não merece esse vereador”, afirmou.

Uma ação foi movida na justiça contra o parlamentar, mas o mesmo não compareceu à primeira audiência. A reportagem do site Radar Guanambi não conseguiu falar com o parlamentar.

Fonte:. Radar Guanambi