Matina: Prefeita nomeia o próprio marido para o cargo de secretário municipal
4 de fevereiro de 2024A prefeita da cidade de Matina, Olga Gentil, nomeou o esposo e médico, Francisco José Cardoso de Castro conhecido como Dr. Zezito, para o cargo de secretária municipal de Governo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial Municipal (DOM) da última quinta-feira (01/02).
A nomeação do esposo da prefeita para o cargo de secretária municipal gerou uma enorme repercussão negativa na cidade já que nos quatro cantos do município comentam se que o Dr. Zezito já dava as cartas dentro da prefeitura de Matina.
A Súmula Vinculante número 13 veio para dar um freio nos abusos das nomeações de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau.
Para um advogado especialista em direito eleitoral ouvido pelo Radar Guanambi, a gestora pode ter ferido o ordenamento jurídico, caso não seja servidor de carreira ou tenha capacidade técnica. Mesmo assim, há de se observar o interesse público e o princípio da boa-fé.
Nas redes sociais, não faltaram polêmicas com a nomeação. Eleitores apaixonados ou com cargos no poder local tentam relativizar, justificando que todos os ex-prefeitos fizeram nomeações de parentes e não veem prejuízo no marido da prefeita ser o novo secretário.
Muitos acusam a oposição de fazer política partidária apenas. Entretanto, para a oposição, caiu o moralismo da prefeita, que defende reconstruir o munícipio, mas segue as práticas vivenciadas de gestores anteriores.
Um público mais independente defende que a gestora deveria seguir o que é mais justo e correto. Mesmo que a Lei possa permitir o esposo da prefeita no cargo, para muitos, é desnecessário acumular cargos na própria cozinha. “A prefeita já tem o cargo dela. Seria mais justo contemplar outra pessoa competente do munícipio”, avaliou o Advogado especialista em direito eleitoral.
Para um comerciante da cidade ouvido pelo Radar Guanambi, a gestora municipal deve seguir o interesse público. Defende que seria relevante a própria prefeita anular ou revogar o ato de nomeação do próprio esposo Dr. Zezito para o cargo de secretário e se preocupar mais com os estragos causados pelas fortes chuvas que caíram na cidade nas últimas semanas e mandar capinar o cemitério municipal que está tomado pelo mato.
Fonte:. Radar Guanambi