Com incentivo da Prefeitura de Guanambi, cidade terá investimento de R$ 40 milhões para construção da Unidade Escolar do SESI
16 de março de 2024O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, estará em Guanambi para o lançamento da pedra fundamental da Escola SESI, ao lado do prefeito Arnaldo Azevedo. A Prefeitura de Guanambi incentivou a vinda da unidade educacional que é referência em todo o Brasil e será erguida em terreno doado pelo Município, que fica ao lado da futura sede do Hospital Municipal. A solenidade acontecerá na próxima sexta (22), às 9h, na Av. Etelvino Pereira Donato.
Com um investimento de cerca de R$ 40 milhões, a escola será construída em uma área de 7 mil m². O prédio de três pavimentos contará com 12 salas de aulas, seis laboratórios, um auditório para 240 pessoas, ginásio, e capacidade para atender 960 alunos, com possibilidade de expansão.
Aulas em 2026
A unidade tem previsão para começar a funcionar em 2026, e vai receber alunos do Ensino Médio e Fundamental II, tendo, em suas instalações, áreas voltadas para atividades de Robótica, Iniciação científica, Lab. Maker e Laboratório de Educação Digital.
Guanambi dentro do Plano de expansão
A implantação da nova escola faz parte de um plano de expansão do SESI na área de educação, que prevê dobrar o número de matrículas na rede de 10 mil para 20 mil vagas anuais até 2027. Para isso, além de Guanambi, novas escolas serão construídas em Jequié e Alagoinhas, nos próximos anos.
Sistema FIEB em Guanambi
Com a construção da Escola, o Sistema FIEB amplia a oferta de serviços na região. Porém o SESI já atua em Guanambi com as soluções de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho para empresas industriais há mais de 15 anos, via parceiros e credenciados locais.
Em 2022 foi inaugurada uma Agência SESI SST na cidade, que funciona junto ao Centro de Formação Técnica (CFT) Nilo Coelho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Bahia, com capacidade de atendimento de 500 vagas anuais. Para 2024, o cronograma da unidade do SENAI prevê a execução de 22 cursos nas áreas de Alimentos, Eletrotécnica, Mecânica, Gestão e Logística.
O Sudoeste baiano também conta com a Unidade Integrada Jorge Lins Freire, em Vitória da Conquista. O conjunto abriga as unidades do SESI, SENAI e IEL, onde funcionam o Centro de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI, a Escola SESI Anísio Teixeira e a Escola Técnica do SENAI Fernando Costa D’Almeida.
Autor: Assessoria de Comunicação