Secretaria de Saúde de Guanambi registra dois óbitos por dengue

Secretaria de Saúde de Guanambi registra dois óbitos por dengue

30 de março de 2024 0 Por Mário Filho

A Secretaria de Saúde de Guanambi, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica confirma nesta sexta-feira (29/03), o registro de dois óbitos de pacientes vítimas de Dengue:

– Paciente do sexo masculino, com idade de 17 anos e portador de comorbidade. Estava internado na UNACON de Caetité desde o dia 27/03/24, transferido da UPA de Guanambi.  Naquela unidade realizou coleta de sangue para sorologia de Dengue no mesmo dia, indo  a óbito no dia 28/03/24. Confirmado resultado reagente para Dengue no dia 29/03/24 pelo LACEN de Guanambi.

– Paciente do sexo feminino, com idade de 30 anos, portadora de comorbidade. Estava internada no Hospital Geral de Guanambi (HGG), desde o dia 22/03/24. Realizou coleta de sangue para sorologia de Dengue no dia 27/03 e veio a óbito no dia 28/03/24. Confirmado resultado reagente para Dengue no dia 29/03/24 pelo LACEN de Guanambi.

A Prefeitura de Guanambi, através de toda equipe da Secretaria Municipal de Saúde, se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor e pesar.

✅ Cuidados e série de providências já tomadas

Em tempo, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade dos cuidados dentro das residências, onde se comprova que 85% dos casos, o mosquito Aedes aegypti, tem sido encontrado por nossas equipes. Mediante a epidemia que atinge diversos estados e mais de 200 municípios baianos, a pasta da saúde vem tomando ao longo dos meses uma série de providências: 

– Reforço do trabalho de prevenção e combate dos Agentes de Controle de Endemias;

– Transparência social com a divulgação dos boletins semanais de arboviroses;

– Parcerias com entidades civis para reforço do trabalho educativo da população;

– Convocação e treinamento de mais Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde aprovados no último concurso púbico (processo em curso);

– Capacitação com atualização de protocolos dos trabalhadores da saúde que lidam diretamente com a população;

– Produção de vasto material informativo para distribuição para a população;

– A pasta segue solicitando a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a liberação do Carro Fumacê;

– Tratamento perifocal diário, que consiste na borrifação de inseticidas diretamente nos focos do mosquito;

– Tratamento de bloqueio aeroespacial, que se trata da aspersão de inseticidas por meio de bomba costal motorizada em maiores dimensões, no intuito de atingir diretamente os mosquitos da dengue;

– O Departamento de Vigilância Epidemiológica, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, realiza ainda frequentemente a limpeza de canais, roçagem em áreas de lagoas, limpeza bocas de lobo, etc;

– Visita e intervenção aos locais onde a população realiza denuncia através dos números disponibilizados, com notificação de proprietários de terrenos e intervenção com aplicação de inseticidas;

– Dezenas de donos de lotes já foram notificados e realizaram a limpeza de terrenos urbanos;

– Monitoramento diário do volume de atendimento da UPA 24h com aumento da equipe em dias mais críticos;

– Ampliação do atendimento de casos leves para as unidades de saúde da cidade e distritos no turno vespertino para não sobrecarregar a UPA e assim, poder tratar melhor os casos mais graves.

Foto:

Foto:

Autor: Assessoria de Comunicação