Guanambi está entre as cidades baianas com o menor tempo médio para abertura de empresas
21 de junho de 2024Um dos principais entraves para empresários e empreendedores é a burocracia e dificuldades impostas, além do tempo e valores para investir em negócios e aberturas de empresas. A Redesim do Governo Federal listou as cidades brasileiras que, através de iniciativas, programas e parcerias, conseguiu desburocratizar a abertura de empresas. A Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da união, como estados e municípios, com o objetivo de padronizar procedimentos, reduzir custos e aumentar a transparência.
Segundo levantamento do órgão federal e compilação de dados do Centro de Liderança Pública (CLP), a cidade de Guanambi, mesmo sendo o 19º município da Bahia em população e 33º Produto Interno Bruto (PIB), a cidade ocupa a 6ª colocação no ranking de menor tempo para abertura de empresas, estando a frente de grandes cidades baianas de maior economia e até de capitais brasileiras.
Segundo Alex Jean, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), a posição da cidade no ranking reflete uma série de iniciativas da pasta e gestão municipal, para facilitar, desburocratizar e ampliar o acesso de empreendedores na formalização de seus negócios. Recentemente, a prefeitura de Guanambi recebeu dupla premiação, uma do SEBRAE, de Prefeito Empreendedor, na categoria “Melhor Projeto da Sala do Empreendedor da Bahia e a premiação nacional no SMART CITY BUSINESS BRAZIL CONGRESS 2024, por inovação e desenvolvimento de políticas públicas. Veja ranking completo abaixo:
- Alagoinhas
- Teixeira de Freitas
- Porto Seguro
- Simões Filho
- Jacobina
- Guanambi
- Santo Antônio de Jesus
- Feira de Santana
- Jequié
- Juazeiro
- Camaçari
- Salvador
- Lauro de Freitas
Autor: Assessoria de Comunicação