Após desapropriação da área, Secretaria de Meio Ambiente de Guanambi coordena operação de limpeza da Lagoa de João Amaral

Após desapropriação da área, Secretaria de Meio Ambiente de Guanambi coordena operação de limpeza da Lagoa de João Amaral

1 de agosto de 2024 0 Por Mário Filho

Sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, iniciou na tarde desta quarta (31), a limpeza da Lagoa de João Amaral, localizada na divisa dos bairros São Francisco de Vomitamel.

Com o período da seca, foi antecipado o serviço de limpeza, pois existe o risco de incêndios na vegetação atingir a rede de alta tensão, como já ocorreu nos anos anteriores, além do cuidado ambiental para aumentar a vazão e retirar entulhos e resíduos. Com fins socioambientais, em 4 de julho deste ano, o Município decretou desapropriação da área, através do decreto nº 2.079.

O secretário de Meio Ambiente Carlos Jackson (Loló) e o servidor Cláudio Malheiros estão acompanhando e monitorando a execução do serviço. Serão instaladas também, nos acessos à lagoa, câmeras de vídeomonitoramento para registrar e coibir o descarte de resíduos e placas grandes de advertência.

Quem for pego descartando entulhos ou resíduos no local, com determinação da Ação Civil Pública vigente na Justiça Federal e TAC firmado com o Ministério Público Ambiental, será preso em flagrante, terá veículo apreendido, além de aplicação de multa, como versa as legislações municipal, estadual e federal.

Após a limpeza da área, será elaborado um projeto de um parque com ciclovia, pista de caminhada e diversos equipamentos esportivos, área de estacionamento, quiosques, dentre outros equipamentos, em diálogo e aprovação dos órgãos ambientais. De frente a lagoa, foi inaugurada a nova sede da Congregação Cristã no Brasil, que é a maior do Interior da Bahia. Menos de mil metros do local também está sendo erguido o segundo hipermercado da cidade.

Fonte: Redação iGuanambi