Guanambi está entre os municípios baianos contemplados com o Selo UNICEF
7 de novembro de 2024A cidade de Guanambi está na lista dos 69 municípios baianos que atenderam aos requisitos das Nações Unidas (ONU), para a certificação com o Selo Unicef. A relação dos municípios contemplados foi divulgada nesta quarta-feira (6), por meio de uma live nos canais de comunicação oficiais do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cerimônia de certificação ocorrerá em Salvador, na semana de 16 a 20 de dezembro.
236 inscritos
A Bahia foi o Estado que registrou o maior número de municípios inscritos na edição 2021-2024 do Selo UNICEF, com 236 cidades, que assumiram o compromisso conjunto pelos direitos de crianças e adolescentes.
Justo reconhecimento internacional
O prefeito Nal Azevedo comemorou a certificação, celebrando o reconhecimento dos projetos e políticas públicas implantadas pelo Município. “Parabenizo as secretarias de Assistência Social e a de Educação, além de toda estrutura que trabalhou unida, para que esta comenda fosse alcançada”, frisou o gestor.
A metodologia do Selo UNICEF inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que, no Brasil, é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Importância da Comenda
O Selo Unicef é um reconhecimento internacional de que o município conseguiu melhorar políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência. É a terceira edição consecutiva em que o município recebe o Selo.
Indicadores alcançados
Entre os indicadores desta edição estão: o cuidado com a primeira infância e adolescência; melhoria da educação, da creche à transição para o mercado de trabalho; investimento na saúde física e mental de jovens; promoção de hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteção contra violências; e garantia de proteção social às famílias vulneráveis, especialmente aquelas de povos e comunidades tradicionais.
Trabalho contínuo
Segundo a articuladora Municipal do SELO UNICEF, Geane Reis, o reconhecimento do município de Guanambi demonstra o compromisso da gestão com uma infância protegida e desenvolvida. Para a Secretária de Assistência Social, Carla Maria, “a expectativa é que as iniciativas continuem a ser fortalecidas, garantindo um futuro de mais oportunidades e direitos para todas as crianças e adolescentes”, finalizou.
Fonte: Ascom