Guanambi recebe o Selo UNICEF; reconhecimento internacional é fruto de melhorias em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

Guanambi recebe o Selo UNICEF; reconhecimento internacional é fruto de melhorias em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

24 de dezembro de 2024 0 Por Mário Filho


O município de Guanambi recebeu oficialmente, na noite da última terça (17), em concorrida solenidade em Salvador, a Certificação do Selo Unicef 2021-2024. Com 236 cidades inscritas, apenas Guanambi e 68 municípios baianos atenderam aos requisitos das Nações Unidas (ONU). A premiação é o resultado do esforço coletivo das iniciativas da prefeitura e da atuação das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação na construção e implementação de políticas públicas de proteção às crianças e adolescentes do município.

Na solenidade, Guanambi foi representada pela secretária de Assistência Social Carla Maria, que estava acompanhada da articuladora Geane Reis e da mobilizadora do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Josielle Amorim.

🏆 Importância da Comenda

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional de que o município conseguiu melhorar políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em pelo menos três indicadores de saúde, educação e proteção contra violência.

🤩 Justo reconhecimento internacional

O prefeito Nal Azevedo comemorou a certificação, celebrando o reconhecimento dos projetos e políticas públicas implantadas pelo Município. “Parabenizo as secretarias envolvidas, além de toda estrutura que trabalhou unida, para que esta comenda fosse alcançada”, frisou o gestor. A metodologia do Selo UNICEF inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que, no Brasil, é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

🤝 Trabalho continuo

Segundo a articuladora Municipal do SELO UNICEF, Geane Reis, o reconhecimento do município de Guanambi demonstra o compromisso da gestão com uma infância protegida e desenvolvida. Para a Secretária de Assistência Social, Carla Maria, “a expectativa é que as iniciativas continuem a ser fortalecidas, garantindo um futuro de mais oportunidades e direitos para todas as crianças e adolescentes”, finalizou.

Fonte: Ascom