Prefeitura de Guanambi desbarata esquema de invasão e grilagem de áreas públicas que durou quase 20 anos

Prefeitura de Guanambi desbarata esquema de invasão e grilagem de áreas públicas que durou quase 20 anos

25 de abril de 2025 0 Por Mário Filho

Procuradores da Prefeitura de Guanambi acompanharam na tarde desta quinta-feira (24), a derrubada de muradas de dois lotes localizados em área pública, na Rua 3 do Bairro Belo Horizonte. A ação contou com apoio de equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Início da apuração – A ação de investigação iniciou após o prefeito Nal Azevedo ser procurado por diversos populares, que denunciaram o esquema criminoso, com o gestor determinando o setor jurídico a realizar a apuração dos fatos, para tomada de providências.

Providências – Já foi instituído Processo Administrativo para apuração rigorosa da existência de um esquema criminoso de grilagem de áreas públicas que perdurava por quase 20 (vinte) anos. Segundo o Procurador Municipal, Eunadson Donato de Barros, já foi identificado o núcleo operacional da organização criminosa, que pode ter movimentado alta quantia financeira, e vendido centenas de áreas públicas ao longo dos anos.

Como funcionava o esquema – As áreas institucionais eram invadidas e documentação era fraudada por servidores que mantinham cargos comissionados na Prefeitura de Guanambi, e um outro servidor efetivo. “Essa quadrilha de grileiros de áreas públicas já foi identificada, uma farta documentação probatória já foi produzida e tudo será remetido para o Ministério Público para a tomada de providências, contra a invasão e dilapidação de áreas públicas”, frisou Dr. Eunadson Donato.

Orientação para a população – Segundo exemplificou o Procurador Jurídico, uma área pública do bairro Renascer, medindo 130 metros quadrados, foi vendida por R$ 28 mil reais. A ação irá avançar em outros bairros, e orienta a população a procurar a Prefeitura de Guanambi, para denunciar a prática criminosa e também orienta a não comprar áreas, sem a devida documentação. “Esclarecimento de maiores dúvidas, quanto a legalidade de áreas, orientamos que o cidadão procure o Cartório do Registro de Imóveis, Secretaria de Infraestrutura, ou o Setor Jurídico da Prefeitura de Guanambi, que estamos a disposição”, finaliza Dr. Eunadson.

Foto:

Foto:

Foto:

Foto:

Fonte:. Ascom