
Bancários protestam contra fechamento de agências do Bradesco no sudoeste baiano
29 de abril de 2025Nesta segunda-feira (28), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região realizou uma manifestação no centro da cidade contra o fechamento de agências do Bradesco em toda Bahia.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste o presidente do sindicato, Leonardo Viana, informou que, desde o início do ano, o banco vem promovendo o fechamento de uma série de agências na região e, consequentemente, demitindo trabalhadores e trabalhadoras em uma manobra denominada “demissão em massa”. “O Bradesco vem utilizando mecanismos para burlar a lei porque a demissão em massa precisar ser negociada com os representantes da categoria e com o Ministério Público. O banco vem fazendo essas demissões em massa dia após dia para descaracterizá-las”, explicou.
Percebendo esse movimento do Bradesco, Viana justificou que a manifestação é um protesto contra o fechamento desses postos de trabalho de forma contrária à lei. A previsão é de que cerca de 10 mil postos de trabalho sejam fechados somente neste ano. Em 2024, mais de 10 agências foram fechadas na região e centenas de trabalhadores demitidos.
No sudoeste baiano, os municípios de Rio de Contas e Tanhaçu já foram penalizados com o fechamento de suas unidades do banco. Viana destacou que o Bradesco não tem dialogado com o sindicato e a única alternativa para reverter o quadro é pressionando a instituição através dessas manifestações. “Em 2024, o lucro do Bradesco foi de quase R$ 19 bilhões. Não faz sentido a empresa lucrar tempo e, ainda assim, fechar agências e promover demissões”, apontou.
Fonte:. Achei Sudoeste
