Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional promove oficinas na Semana Nacional de Educação do Surdo

Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional promove oficinas na Semana Nacional de Educação do Surdo

8 de maio de 2018 0 Por Mário Filho

Na última semana, o Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO), órgão ligado a Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, organizou oficinas por ocasião ao dia Nacional de Educação do Surdo (23 de abril). A ação trouxe como objetivo sensibilizar os alunos e as famílias sobre a temática, divulgando a cultura, a identidade e a língua brasileira de sinais.

“É preciso que todas as pessoas conheçam esta língua para que assim possam se comunicar melhor com as pessoas surdas e, em diversos ambientes sociais, como: escolas, hospitais, igrejas, bancos e outros”- relata a interprete de LIBRAS da Instituição, Andressa Araújo.

Todas as crianças que recebem atendimento pela Instituição foram contempladas com oficinas voltadas para noções básicas sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A culminância do Projeto contou com a participação dos alunos surdos que frequentam e já frequentaram a Instituição, os professores, intérpretes de LIBRAS e alunos do IF Baiano, sendo oferecido um minicurso para a Instituição. O evento ainda foi marcado pelas presenças de estudantes do curso de história da UNEB de Caetité, do presidente e vice-presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA) de Guanambi, que falou sobre a importância da entidade em apoio à comunidade surda e suas famílias.

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Guanambi