Centro de Controle de Natalidade Canina de Guanambi já tem previsão de inauguração

Centro de Controle de Natalidade Canina de Guanambi já tem previsão de inauguração

12 de maio de 2018 0 Por Mário Filho

Construída com recursos próprios do município e em fase final de acabamento, o tão esperado Centro de Controle de Natalidade Canina de Guanambi ganhou nesta semana, a sua previsão de inauguração, visto a necessidade urgente de intervenção com a grande população canina que aflige a população local. Em visita as obras do equipamento de saúde, o prefeito Jairo Magalhães, acompanhou a evolução dos serviços ao lado do Secretário Municipal de Saúde, André Moitinho. Ambos foram unânimes em dizer que em menos de 60 dias, as obras estarão concluídas e a unidade deve imediatamente iniciar as suas atividades.

A área está localizada no antigo canil municipal, às margens da BR-030, saída para Palmas de Monte Alto, e terá a capacidade estimada para castração de 50 animais por mês, totalizando 600 ao ano,  o que deve diminuir consideravelmente a curto e médio prazo, a população de cães vagantes pela cidade.

Para o prefeito, com o centro de controle, a prefeitura e a Secretaria de Saúde está  atendendo a um clamor antigo da população e entregará uma ação de vanguarda em toda a Bahia.  “Iremos trabalhar em parceria com as organizações protetoras dos animais, que irão nos auxiliar na adoção dos mesmos, este é um projeto de pioneiro, que seguirá  todos os protocolos técnicos e exigências da Fundação Nacional de Saúde – (FNS) e Ministério da Saúde”.

Segundo André Moitinho, a estrutura irá acomodar os animais que serão capturados nas vias públicas. Inicialmente, estes passarão por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e colocados para adoção. “Toda esta preocupação tem como finalidade obter um maior controle da população canina, o que irá diminuir sensivelmente, a ocorrência de acidentes, ataques a transeuntes e disseminação de diversas doenças”, disse. O centro é dotado de recepção, centro cirúrgico, local de pós-operatório, baias coletivas e individuais, etc, e contará com veterinário e equipe capacitada. “O animal ficará em observação durante 15 dias e logo após, depois de todo o cuidado, será colocado para adoção”, conclui Moitinho.

 

  

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Guanambi