Psicóloga Dra. Laísa Minelli fala sobre a prevenção do suicídio na rádio 104 FM de Guanambi

Psicóloga Dra. Laísa Minelli fala sobre a prevenção do suicídio na rádio 104 FM de Guanambi

19 de setembro de 2019 0 Por Mário Filho

Setembro é marcado como o mês de prevenção ao suicídio, intitulado “Setembro Amarelo”. O objetivo é alertar a população sobre os riscos e como prevenir deste problema que afeta pessoas de diferentes gêneros, cor e classes sociais.

Nesta quinta-feira (19), a Psicóloga Dra. Laísa Minelli participou de uma entrevista no programa “Radar Guanambi” da Rádio 104,9 FM de Guanambi, para falar sobre esse assunto que ainda é um tabu em muitas áreas da sociedade.

De acordo com a Dra. Laisa, 90% das pessoas que cometeram ou tentaram o suicídio, de alguma forma tentaram alertar, dar sinais, então é muito importante se atentarem aos sinais, para que possamos ajudar essas pessoas.

“As pessoas suicidas não querem tirar a própria vida, mas sim, tirar a dor e o sofrimento que está dentro delas. O suicídio não é uma escolha. Afirma Minelli”.

A Psicóloga também falou sobre as características de pessoas que têm tendências suicidas. A mudança de comportamento, de humor, muitas vezes é um indício.

Laísa Minelli ressaltou a importância do tratamento através de consulta com psiquiatra e terapias com psicólogos. A superação de traumas futuros também é de extrema importância.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa a cada 40 segundos no mundo tira a vida. Só no Brasil esse número chega a uma pessoa para cada 48 minutos. Em Guanambi ainda não existe um estudo concreto sobre o número de suicídios.

A psicóloga finalizou a entrevista apontando um dado bastante preocupante, de acordo com Minelli, o Brasil está entre os países com maiores índices de suicídios no mundo.

Fonte:. Radar Guanambi