Prefeitura de Guanambi e Secretaria de Saúde seguem com trabalho intenso de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

Prefeitura de Guanambi e Secretaria de Saúde seguem com trabalho intenso de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti

16 de abril de 2021 0 Por Mário Filho

A Secretaria de Saúde de Guanambi, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, continua intensificando o trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

Em 2021, até o momento 74.548 imóveis foram visitados e desse total foi encontrado o foco do mosquito da dengue em 1.800 lugares, 86% dentro das residências.

Os principais trabalhos da Vigilância Epidemiológica no combate à Dengue, têm sido os seguintes:

– Tratamento perifocal, que consiste na com borrifação de inseticidas diretamente nos focos do mosquito

– Tratamento de bloqueio aeroespacial, que se trata da aspersão de inseticidas por meio de bomba costal motorizada em maiores dimensões, no intuito de atingir diretamente os mosquitos da dengue.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, realiza ainda frequentemente a limpeza de canais, roçagem em áreas de lagoas, limpeza bocas de lobo, etc.

Boletim quinzenal

A cada 15 dias será lançado um boletim epidemiológico com informações relacionadas às arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika.

Vale ressaltar que as pessoas com sintomas de dengue devem procurar uma unidade de saúde para receber atendimento médico e serem encaminhadas para a realização de exame, já que muitos pacientes com casos notificados geralmente não comparecem ao Lacen para fazer.

Cuidados em casa

Além disso, destacamos que é de grande importância para acabar com focos de mosquitos que a população mantenha quintais e terrenos limpos, evite água parada em vasilhas, calhas, telhados, etc, pois esses são os maiores meios de prevenção às doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Fonte:. Ascom