17° Batalhão da Polícia Militar vai implantar a Ronda Maria da Penha no município de Palmas de Monte Alto

17° Batalhão da Polícia Militar vai implantar a Ronda Maria da Penha no município de Palmas de Monte Alto

26 de novembro de 2021 0 Por Mário Filho

Na manhã de hoje (26) ocorreu uma reunião entre o Comandante do 17º BPM, Ten Cel PM Arthur Mascarenhas, a Secretária de Ação Social do Município de Palmas de Monte Alto, Adenusia Araújo e a Tenente Andréia, para tratar da implantação da Ronda Maria da Penha no Município de Palmas de Monte Alto já no início do mês de dezembro.

A implantação da Ronda Maria da Penha será possível graças à parceria da Prefeitura Municipal de Palmas de Monte Alto, através da Secretaria de Ação Social e da Polícia Militar da Bahia, através do 17º BPM, com previsão da aquisição de um veículo novo por parte da Secretaria de Ação Social que disponibilizará para a Ronda Maria da Penha.

Atualmente no Município de Palmas de Monte Alto 24 mulheres estão com medidas protetivas deferidas pela justiça, e com a implantação da Ronda Maria da Penha a expectativa seja de que as mulheres vítimas de violência doméstica se encoragem e denunciem seus agressores e tenham a assistência integral por parte do CREAS e da PM.

Para o Comandante do 17º BPM, Ten Cel PM Arthur Mascarenhas, a implantação da Ronda Maria da Penha no Município de Palmas de Monte Alto será de fundamental importância para a proteção integral às mulheres vítimas de violência doméstica, e acredita que a tendência já a curto prazo seja de redução desses crimes ligados à violência doméstica.

Para o Secretaria de Ação Social do Município de Palmas de Monte Alto, Adenusia Araújo, a expectativa é de que com a implantação da Ronda Maria da Penha as mulheres se sintam mais protegidas e encorajadas para denunciarem os seus agressores à polícia e com isso tenham o acolhimento tanto por parte da RMP como pela secretária de Ação Social do Município.

Por fim a Tenente Andréia, que irá coordenar a Ronda Maria da Penha no Município, afirmou que acredita no sucesso da RMP, assim como foi no município de Carinhanha que foi implantada há 03 meses e os resultados foram fantásticos com redução significativa dos números desses crimes ligados à violência doméstica.

A primeira reunião para implantação da Ronda Maria da Penha será no dia 07 de dezembro na sede da Secretaria de Ação Social de Palmas de Monte Alto, oportunidade na qual será feito um levantamento de todos os casos de mulheres com medidas protetivas deferidas pela justiça, bem como toda estrutura de proteção integral que será colocada à disposição das mulheres vítimas de violência doméstica.

Fonte: ASCOM