Lar dos Velhinhos: Um Refúgio de amor, cuidado e solidariedade

Lar dos Velhinhos: Um Refúgio de amor, cuidado e solidariedade

26 de março de 2024 0 Por Mário Filho

Em meio às ruas serpenteantes da cidade de Guanambi, Bahia, encontra-se um refúgio de calor humano e cuidado dedicado aos idosos desfavorecidos. O Lar dos Velhinhos, fundado em 1963 por um grupo altruísta de senhoras, é muito mais do que um abrigo. É um santuário de solidariedade e amor ao próximo.
Com uma missão firme de proporcionar assistência material, moral, intelectual, social e espiritual aos idosos, o Lar dos Velhinhos vai além do básico. Não se trata apenas de fornecer moradia e alimentação; é sobre garantir que cada idoso se sinta valorizado, respeitado e integrado à sociedade.

Recentemente, a instituição passou por uma intervenção pelo Ministério Público, resultando em uma reestruturação interna e uma nova administração composta por membros da Loja Maçônica Cruzeiro do Sul deste Oriente de Guanambi-Ba, Federada ao GOB e Jurisdicionada ao GOB-BAIANO. Essa mudança não só trouxe uma renovação organizacional, mas também reforçou o compromisso do Lar com a transparência, eficiência e legalidade em todas as suas operações.

Com uma equipe multidisciplinar dedicada e instalações bem cuidadas, incluindo 16 quartos e 52 leitos, o Lar dos Velhinhos oferece um ambiente acolhedor e seguro para seus residentes. Além disso, seus programas socioassistenciais, culturais e recreativos visam não apenas atender às necessidades físicas dos idosos, mas também promover sua autonomia, integração e participação na comunidade.

Localizado na Praça Josafá Moura, o Lar se destaca em uma área de 2761 metros quadrados, com 1474 metros quadrados de área construída. Essa estrutura espaçosa permite que a instituição cumpra sua missão de cuidar dos idosos de forma abrangente e eficaz.

No entanto, para continuar e melhorar seu trabalho vital, o Lar dos Velhinhos depende não apenas do esforço incansável de sua equipe e da dedicação de seus voluntários, mas também do apoio generoso da comunidade. Doações de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e recursos financeiros são essenciais para garantir que a instituição possa continuar a oferecer o mais alto padrão de cuidado aos idosos necessitados.

O Lar dos Velhinhos é mais do que uma instituição; é uma família. Um lugar onde os idosos encontram não apenas abrigo, mas também calor humano, compreensão e apoio. É um farol de esperança em um mundo muitas vezes indiferente aos mais velhos. E, ao continuar seu trabalho incansável em prol dos idosos, o Lar continua a inspirar e a transformar vidas, deixando um legado duradouro de compaixão e solidariedade.

A Loja Maçônica Cruzeiro do Sul, ao adotar e acolher o Lar dos Velhinhos, entende e busca exercer a filantropia como um dos pilares da essência da vida maçônica, uma vez que a Maçonaria oficialmente se autodefine, em seu texto constitucional, como sendo “uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista, cujos fins supremos são: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.”

A Filantropia, trabalhada e disseminada pela Loja Maçônica Cruzeiro do Sul, visa ser uma ação permanente, com soluções e resultados a longo prazo, contribuindo para a qualidade de vida de pessoas com as mais diversas necessidades.

Colabore com o Lar dos Velhinhos:
Seja nosso colaborador mensal por meio do link:
https://www.asaas.com/c/543065138068
Ou doe por meio do PIX chave e-mail: lardosvelhinhos.gbi@gmail.com

O Lar dos Velhinhos é uma Instituição localizada em Guanambi-Ba, administrada pela Maçonaria oferece abrigo e assistência integral a idosos em situação de vulnerabilidade social.
Por Secretaria de Comunicação do GOB-BAIANO
Ven. Mestre – Ir. Carlos Caroba e Secretário de Comunicação Ir. Ricardo Ferraz da Silveira.
Em 26 de março de 2024.

Fonte;. Ascom