Guanambi vive situação de epidemia de dengue e estende atendimento de casos leves para os PSFs no turno vespertino

Guanambi vive situação de epidemia de dengue e estende atendimento de casos leves para os PSFs no turno vespertino

27 de março de 2024 0 Por Mário Filho

O prefeito Nal Azevedo e o secretário de saúde Edmilson Junior visitaram a UPA – Unidade de Pronto Atendimento e verificaram “in loco” a situação do atendimento em meio a crise da epidemia de dengue que passa o município.

“Aqui, em média eram realizados 150 atendimentos diários e com a epidemia de dengue saltou para 280, quase o dobro. Mesmo se aumentarmos as equipes, como fizemos, não há estrutura para isso”, destacou o secretário Júnior. Essa estratégia tem sido feita por municípios da região e da Bahia, para não sobrecarregar os atendimentos de urgência.

Casos leves são 80% dos atendimentos da UPA

O secretário também destacou que 80% dos atendimentos da UPA, são casos de baixa gravidade, e a sobrecarga, aumentou o tempo médio de espera. Para desafogar a demanda da UPA o prefeito Nal Azevedo determinou ao secretário que estenda o atendimento para os PSFs.

Casos leves nas UBS

“Junto com o Edmilson encontramos a solução de atender os casos mais simples na parte da tarde em todos os postos de saúde e os casos graves serão encaminhados para o atendimento de referência”, explicou o prefeito Arnaldo Azevedo.

Reforço da equipe médica

Diante do quadro epidêmico de dengue e arboviroses instalado em Guanambi e toda a Bahia, as equipes de plantão na UPA foram ampliadas e durante a visita àquela unidade o prefeito e o secretário dialogaram com todos os profissionais, alinhando as ações para melhorar o atendimento.

Fonte: Ascom