Professores do IF Baiano do Campus Guanambi foram aprovados em programas de doutorado sanduíche no exterior

Professores do IF Baiano do Campus Guanambi foram aprovados em programas de doutorado sanduíche no exterior

16 de abril de 2024 0 Por Mário Filho

O professor Bruno Andrade Ribeiro e a professora Carlinne Guimarães de Oliveira, do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi (IF Baiano/Guanambi), foram aprovados em seleções para realização de doutorado-sanduíche no exterior. O professor foi contemplado pelo edital do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023/2024 (PDSE/Capes). Já a professora está executando seu projeto pelo programa institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

As iniciativas visam apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado-sanduíche no exterior aos cursos de doutorado reconhecidos pela Capes. De acordo com os editais dos programas, o estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

No caso do professor Bruno, o doutorado sanduíche será realizado na Universidad Nacional Autónoma de México. Intitulado como “Geopolítica da Diáspora: mobilidade do trabalho imigrante no Brasil e no México”, o projeto está integrado ao doutorado na área de Organização e Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional, do Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O professor atua na disciplina de Geografia, nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Campus, cujo conteúdo inclui análises em escalas local, regional e global, e os recentes fluxos internacionais, em um cenário geopolítico marcado por crises econômicas, militarismo, intensa mecanização e novos conflitos.

Nos próximos meses, o professor Bruno deverá desenvolver as atividades direcionadas à aplicação de questionários e realização de entrevistas junto aos trabalhadores imigrantes, na Cidade do México, sob orientação da pesquisadora Ana Melisa Pardo Montaño, referência nos estudos sobre migração internacional.

Já a professora Carlinne foi aprovada para o doutorado sanduíche na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), onde já estuda desde o início de março a aplicação de técnicas inovadoras de extração de proteína de insetos comestíveis. O projeto, intitulado “Avaliação nutricional, tecnológica e aplicação da farinha de inseto comestível”, é desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciências de Alimentos (PPGCal), da Uesb, Campus Itapetinga.

De acordo com a professora, os insetos comestíveis despontam como uma fonte alimentar alternativa que apresenta um baixo impacto ambiental e um elevado valor nutricional. A DTU desenvolve trabalhos que utilizam uma combinação de métodos biotecnológicos ecologicamente sustentáveis para extrair dos insetos frações de alto valor como proteínas, quitinas e ácidos graxos.

Em colaboração com os pesquisadores da Dinamarca, ela irá pesquisar o emprego de tecnologias verdes, como ultrassom, campo elétrico pulsado e uso de enzimas, para otimizar as propriedades das proteínas do tenébrio gigante.

No Campus Guanambi, a professora atua nas disciplinas dos cursos técnicos de Agroindústria e Agropecuária, e no curso superior de Tecnologia em Agroindústria, na área de processamento e qualidade de alimentos.

A professora acrescenta que a Dinamarca se destaca como um dos países do Ocidente pioneiros na produção e estudos sobre insetos comestíveis, abriga uma série de startups e eventos sobre insetos e chefs experientes em receitas usando estes ingredientes.

As aprovações dos professores do Campus Guanambi no PDSE/Capes e no programa institucional da Uesb reforçam o processo de internacionalização da instituição e a relevância do IF Baiano para o desenvolvimento científico, tecnológico e social dos espaços onde está inserido.

Além disso, destaca a excelência e o compromisso dos docentes com a pesquisa de ponta e a inovação educacional, e serve como um catalisador para novas parcerias globais, abrindo portas para intercâmbios acadêmicos e colaborações de pesquisa que transcendem fronteiras.

Fonte: Ascom