Deputado estadual Felipe Duarte cobra para que produtores rurais da Bahia sejam inseridos no programa de renegociação de dívidas

Deputado estadual Felipe Duarte cobra para que produtores rurais da Bahia sejam inseridos no programa de renegociação de dívidas

17 de abril de 2024 0 Por Mário Filho

Em 28 de março deste ano, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, a renegociação de até 100% das parcelas que vencem este ano de operações de crédito rural de investimento relacionadas à produção de soja, milho, leite e carne em diferentes estados brasileiros, deixando o Estado da Bahia de fora do benefício. Esta decisão que excluiu o nosso estado, revoltou o deputado estadual Felipe Duarte (PP), que cobrou durante sessão da Assembleia Legislativa nesta terça (16), que a ALBA cobre o CMN, para que insira o Estado, e os produtores baianos sejam beneficiados.

“Na decisão, tanto o Ministério da Fazenda, como o CMN consideraram a seca que impactou a produtividade da safra 2023/2024, especialmente na produção de grãos. A Bahia sofreu recentemente, com a maior seca dos últimos 40 anos, nada mais justo, que nossos produtores também sejam beneficiados com a prorrogação de suas dívidas, como foram com os outros 17 estados”, frisou o parlamentar.

A prorrogação é direcionada aos agricultores familiares e empresariais, e se aplica a contratos de crédito rural vinculados aos programas de investimento agrícola do BNDES, Pronaf e às linhas de financiamento dos fundos constitucionais.

Fonte: Ascom