Achei Sudoeste no Ar chega à edição 1000 com credibilidade na divulgação das notícias regionais

Achei Sudoeste no Ar chega à edição 1000 com credibilidade na divulgação das notícias regionais

5 de maio de 2023 0 Por Mário Filho

O programa Achei Sudoeste no Ar, promovido pelo site Achei Sudoeste, está alcançando nesta quinta-feira (04), uma marca histórica: a edição número 1000.

O programa, que teve sua primeira edição exibida no dia 20 de agosto de 2018, nasceu de um projeto elaborado pela equipe de redação e jornalismo do site Achei Sudoeste com o intuito de agregar as notícias online à rádio, pois, com raízes neste importante veículo de comunicação, os idealizadores, jornalistas e apresentadores Kauê Souza e Lay Amorim, e revisão de Daniela Neves, pontuaram que, através do rádio, se via a oportunidade de alcançar regiões mais remotas, onde ainda não há a cultura ou alcance da internet.

Os ouvintes de comunidades rurais que antes ficavam alheios ao que vinha acontecendo em Brumado e região podem acompanhar as matérias produzidas pelo site através do companheiro inseparável do homem ou mulher do campo: o rádio.

O programa totalmente interativo e opinativo traz notícias com entrevistas, envolvendo autoridades, lideranças e pessoas comuns de municípios de todo sudoeste baiano. As primeiras edições do programa Achei Sudoeste no Ar foram apresentadas do estúdio da Rádio Alternativa FM, porém o vínculo se encerrou no final de 2022, o que deixou o programa em standby.

Já neste ano de 2023, em negociações com a diretoria da Rádio Nova Vida FM 87,9, o programa voltou a ser apresentado no dia 13 de fevereiro. Também foi firmada uma parceria de retransmissão com a Rádio Portal Sudoeste 104,3, de Livramento de Nossa Senhora, atingindo por meio do sinal direto da emissora o Vale do Paramirim, a Chapada Diamantina e o Sertão Produtivo da Bahia, agregando ainda mais valores e aumentando seu alcance regional.

O programa explora ainda em sua pauta diária a interativa com as mídias sociais, em que os espectadores participam expondo suas queixas e pontos de vista acerca de debates do dia a dia em cada localidade. “Queremos dar voz e vez a muitos desses ouvintes que se sentem desassistidos pelo poder público em suas respectivas cidades de origem, pois, quando se fala em democracia, se sugere ouvir a voz da comunidade, no entanto, infelizmente, alguns gestores e atores públicos, simplesmente, se fazem de surdos diante do clamor popular e, por isso, prezamos em dar ouvidos e voz aos nossos ouvintes”, disse Lay Amorim. “Chegamos na edição mil, mas não paramos por aqui, é apenas parte do caminho que queremos trilhar, pois penso que estamos construindo um legado nos meios de comunicação, não apenas em Brumado, mas também em cada casa, de cada município, onde se tem um ouvido atento nos ouvindo. Esperamos que esse legado possa contribuir ainda mais para o fortalecimento da imprensa regional, pois o sucesso de um veículo de comunicação sempre reforça os demais”, reiterou Kauê Souza.

Fonte:. Achei Sudoeste